Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29601

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Polyanna de Lourdes Saraiva do-
dc.date.accessioned2019-03-08T12:26:31Z-
dc.date.available2019-03-08T12:26:31Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29601-
dc.description.abstractO comportamento do consumidor aborda características subjetivas do indivíduo, de seus princípios culturais e das experiências vivenciadas ao longo de suas vidas, aspectos que despertam no indivíduo o desejo de consumir determinados produtos e serviços e por vezes a disposição para abdicar de recursos pessoais e discricionários para concretizar este consumo, ou seja, fazer sacrifícios. No presente estudo, a ênfase incide na compreensão da forma como consumidores da Holanda, Brasil e Itália percebem o sacrifício nas experiências de mergulho, em que a prática da sustentabilidade é exigida. Assim, os aspectos que motivaram este estudo estão relacionados à necessidade de explorar o tema sacrifício nas relações de consumo, principalmente quando associado a produtos e serviços em que a experiência hedônica se faz presente, como é o caso do mergulho. A pesquisa se caracteriza como interpretativa, considerando que vislumbra a captação dos significados subjetivos do fenômeno estudado, sendo utilizada na coleta de dados a entrevista semiestruturada com mergulhadores e com empresários de centros de mergulho, totalizando trinta e oito entrevistas nos três países. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que a relação entre o sacrifício e a sustentabilidade, nas experiências de mergulho, está associada à abdicação de recursos como: lazer, tempo, conforto e dinheiro. Ademais, a predisposição para o sacrifício está diretamente relacionada as experiências vividas pelos mergulhadores durante a prática da atividade, considerando que esta desperta diversos sentimentos positivos e geram um forte comprometimento afetivo no indivíduo. Estes aspectos acentuam a disposição dos indivíduos a seguir regras para sustentabilidade determinadas nas destinações turísticas de mergulho, bem como o desejo de explorar sem destruir, visando continuar praticando a atividade naquela destinação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSacrifíciopt_BR
dc.subjectMergulhopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleSacrifício percebido no consumo de experiências de mergulho em destinos sustentáveispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4881381518970302pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241878195485973pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe consumer behavior is about some subjective characteristics of individuals, their cultural principles and living experiences throughout their lives, aspects that awakens the individual desire to consume certain products and services and sometimes the tendency to give up some personal and discretionary resources to concretize this consumption, in other words, to make sacrifices. In this present study, the emphasis focuses in the understanding of the way Dutch, Brazilian and Italian consumers realize the sacrifice on diving experiences, while the practice of sustainability is required. Therefore, the aspects that motivated this study re related to the need to explore the sacrifice theme in consumer relations, mainly when associated with products and services that the hedonic experience is felt, as it is though diving. The research is interpretative, considering that it captures objective results from the studied phenomenon, by the use of semi-structured interview collected with divers and with diving center businessmen, totalizing thirty eight interviews in those three countries. The collected dada where analyzed according to content analysis. The results pointed the relation between sacrifices and sustainability, on diving experiences, is associated with the abdication of resources as: recreation, time, comfort and money. Moreover, the predisposition to sacrifice something it is directly related to living experiences during the practice of the activity, considering that it awakes positive feelings and generate a strong individual affective commitment. These aspects emphasize the provision of the individuals to follow the rules for sustainability determined by tourist destinations diving, as well as the desire of explore without destroy, aiming to keep practicing that activity on that allocation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Polyanna de Lourdes Saraiva do Nascimento.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons