Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29592

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício de-
dc.contributor.authorCURADO, Clodoaldo de Lima-
dc.date.accessioned2019-03-08T11:39:12Z-
dc.date.available2019-03-08T11:39:12Z-
dc.date.issued2015-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29592-
dc.description.abstractA presente pesquisa refere-se ao estudo das competências empreendedoras individuais, existentes em administradores públicos, que gerenciam a Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROACAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Buscou-se na teoria sobre empreendedorismo o constructo das competências. Esta investigação teve base teórica nos estudos de Paiva Junior, Sousa Leão e Mello (2004), que foram fundamentados na pesquisa realizada por Man e Lau (2000), que identificaram seis competências empreendedoras: Competências de Oportunidade, Competências de Relacionamento, Competências Conceituais, Competências Administrativas, Competências Estratégicas e Competências de Relacionamento. Uma sétima competência foi identificada nos trabalhos de Paiva Junior, Sousa Leão e Mello (2004), a qual também foi objeto de estudo: a competência Trabalho/Vida Pessoal. Foi elaborado um estudo de caso com uma natureza qualitativa e a coleta de dados consistiu em cinco entrevistas semiestruturadas, realizadas com os administradores que assumem o cargo de direção na Pró-Reitoria. Os dados foram analisados baseando-se na técnica de análise de conteúdo. Foi observado a importância de um aprofundamento teórico-empírico sobre estudos relacionados às estruturas da atividade empreendedora no âmbito das instituições públicas. Assim como a necessidade da ruptura com as antigas estruturas burocráticas, uma vez que estas são responsáveis pelo engessamento da máquina pública, podendo inibir o desenvolvimento de algumas competências empreendedoras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo na administração públicapt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectEmpresas públicaspt_BR
dc.titleCompetências empreendedoras no serviço público: um estudo sobre a Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROACAD) da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2064842564628458pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0701427642783016pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis research refers to the study of individual entrepreneurial skills, in existing public administrators, who manage the ―Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos‖ (PROACAD) of the ―Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)‖. Sought in the theory of the construct entrepreneurship skills. This investigation was based on theoretical studies of Paiva Junior, Sousa Lion and Mello (2004), which were based on research carried out by Man and Lau (2000), which identified six entrepreneurial skills: Opportunity Skills, Relationship Skills, Conceptual Skills, Administrative skills, Strategic skills and Relationship skills. A seventh jurisdiction has been identified in the work of Paiva Junior, Sousa Lion and Mello (2004), which was also subject: the competence Work / Life. A case study was prepared, with a qualitative and data collection consisted of five semi-structured interviews with administrators who assume the position of direction in ―Pró-Reitoria‖. The data were analyzed, based on the analysis technique content. It was noted the importance of theoretical and empirical studies related to deepening of structures of entrepreneurial activity within public institutions. As the need for rupture of the old bureaucratic structures, since these are responsible for the immobilization of public administration, and may inhibit the development of some entrepreneurial skills.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Clodoaldo de Lima Curado.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons