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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29577

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorMARTINS, Alice Josefa Andrade-
dc.date.accessioned2019-03-07T22:14:23Z-
dc.date.available2019-03-07T22:14:23Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29577-
dc.description.abstractA percepção da qualidade em serviços ganha espaço relevante em estudos na área, por isso, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a percepção da qualidade dos serviços dos postos de saúde dos distritos de Umari e Sítio Aroeiras localizados na cidade de Bom Jardim, no interior de Pernambuco. O modelo escolhido para avaliar esta percepção, foi o modelo hierárquico e multidimensional proposto por Brady & Cronin (2001). Como instrumento de coleta para a pesquisa foi utilizado o questionário, o qual foi baseado no estudo dos autores. O modelo dos autores é composto por 3 dimensões (qualidade de interação, qualidade de ambiente e qualidade de resultado) e 9 subdimensões (atitude, comportamento, expertise, condições ambientais, design, fatores sociais, tempo de espera, tangíveis e valência). Para a análise dos dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Os resultados evidenciam que para amostra consultada, apenas a dimensão qualidade de ambiente se mostra relevante para avaliar a qualidade global, as demais dimensões não são significantes. Entre as subdimensões, a única que se mostrou relevante para qualidade de ambiente foi condições ambientais. Tais resultados demonstram que os usuários do serviço atribuem importância as instalações físicas e a um bom ambiente, ou seja, o local de atendimento ser aconchegante, confortável e limpo são fatores expressivos para a percepção do consumidor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectQualidade percebidapt_BR
dc.subjectModelo hierárquico e multidimensionalpt_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectStructural Equation Modelingpt_BR
dc.titleAvaliação da percepção da qualidade dos serviços de postos de saúde no interior de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3450794107423597pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe perception of quality in services gains relevant space in studies in the area, so this research has the objective of evaluating the perception of the quality of the services of health posts in the districts of Umari and Sítio Aroeiras located in the city of Bom Jardim, in the interior of Pernambuco. The model chosen to evaluate this perception was the hierarchical and multidimensional model proposed by Brady & Cronin (2001). As a tool for collecting the research, the questionnaire was used, which was based on the authors' study. The authors' model is composed of 3 dimensions (quality of interaction, quality of environment and quality of result) and 9 sub-dimensions (attitude, behavior, expertise, environmental conditions, design, social factors, waiting time, tangibles and valence). Structural Equation Modeling (SEM) was used to analyze the data. The results show that for the sample consulted, only the quality dimension of the environment is relevant to evaluate the overall quality, the other dimensions are not significant. Among the sub-dimensions, the only one that was relevant for environmental quality was environmental conditions. These results demonstrate that the users of the service attach importance to the physical facilities and to a good environment, that is, the place of care being warm, comfortable and clean are expressive factors for the perception of the consumer.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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