Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29447
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TORRES, Jesús Vázquez | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Fernando José do | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T22:24:05Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25T22:24:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29447 | - |
dc.description | TORRES, Jesus Vázquez, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VÁZQUEZ TORRES, Jesús | pt_BR |
dc.description.abstract | O pensamento de Hannah Arendt iniciou o seu desenvolvimento entre as duas guerras mundiais, e se desenvolveu na guerra fria. Influenciada pela fenomenologia e filosofia da existência, a obra dela constituiu-se como uma das filosofias políticas contemporâneas mais originais. Fundamentada nas concepções de natalidade e de pluralidade, destacou-se pela defesa irrestrita da liberdade e da igualdade de direitos. Nesse trabalho, analisamos como se encontram articulados o que ela compreendeu por temporalidade da condição humana e responsabilidade pelo mundo (amor mundi). Sustentamos que essa articulação demonstra que a teoria política da autora possui uma perspectiva ética que consiste no compromisso com a preservação e continuidade do conjunto de artefatos e instituições onde o ser humano manifesta a sua singularidade, agindo livremente entre seus pares. Conclui-se que o pensamento político de Arendt consiste em uma proposta que apesar de pertencer a outro momento histórico, permanece dando contribuições na discussão filosófica sobre a política contemporânea. Mostramos o aporte para o reconhecimento de que a responsabilidade política é a maneira propriamente humana de pertencer ao mundo, mas, só é possível quando reconhecemos a força que a experiência do passado e a expectativa do futuro exercem sobre a existência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ciência política (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia existencial | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
dc.subject | Tempo – Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Temporalidade | pt_BR |
dc.title | Temporalidade e responsabilidade no pensamento político de Hannah Arendt | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0720131465706071 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2600402554797258 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The thought of Hannah Arendt developed during the Cold War period under the shadow of totalitarian barbarism. Influenced by phenomenology and the philosophy of existence, her work constituted one of the most original contemporary political philosophies. Based on conceptions of natality and plurality, it stood out for the unrestricted defense of freedom and equal rights. In this work, we analyze how they are articulated what she understood by temporality of the human condition and responsibility for the world (amor mundi). We maintain that this articulation demonstrates that the author's political theory has an ethical perspective that consists in the commitment to the preservation and continuity of the set of artifacts and institutions where the human being expresses his singularity, acting freely among his peers. It is concluded that Arendt's political thought consists of a proposal that, although belonging to another historical moment, remains vigorous in the philosophical discussion on contemporary politics. We show the contribution to the recognition that political responsibility is the proper human way of belonging to the world, but it is only possible when we recognize the force that the experience of the past and the expectation of the future exert on existence. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Integrado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Fernando José do Nascimento.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons