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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29400

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDORNELAS, Jairo Simião-
dc.contributor.authorSILVA, Edilma Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2019-02-22T18:19:28Z-
dc.date.available2019-02-22T18:19:28Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29400-
dc.description.abstractA tecnologia da informação vem, há muito, auxiliando as organizações a aperfeiçoarem seus negócios e seu processo decisório. Nesta trajetória, diversas tecnologias ascenderam, tornando possível o aprimoramento da análise de dados e o uso destes em diversas tarefas nas organizações. Ocorre que a avassaladora explosão da computação móvel e da web interativa com intensa produção de informes em diversas mídias, tornou anacrônico o arsenal computacional disponível nas empresas para tratamento de dados. O surgimento do chamado big data atesta este descompasso. Na verdade, como de costume, esta nova tecnologia não exclui o uso das tecnologias agregadas, apenas as reconecta em outro nível de uso e desenvolvimento. Assim, big data ganha visibilidade na medida em que oferece às organizações, a possibilidade de acrescentar às suas atividades de análise, dados externos não estruturados. A promessa latente é que big data aprimore a visão dos tomadores de decisão, pela oferta de informações mais variadas. Em campo, buscou-se identificar se isto era fato ou promessa. O inventário abarcou organizações de distintos níveis de maturidade tecnológica em seus estágios de aplicação da tecnologia big data ao processo decisório. A pesquisa foi realizada em uma única etapa de entrevistas com gestores e técnicos das empresas, a fim de enxergar as possibilidades que big data pode oferecer às organizações. Os resultados mostraram que os decisores acreditam que big data pode melhorar suas atividades, mas ainda carece de maior aderência ao processo decisório, a fim de torná-lo mais eficaz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBig datapt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectTratamento de informaçõespt_BR
dc.titleA aplicabilidade da tecnologia big data no processo decisório: visões em organizações de diferentes níveis de maturidade tecnológicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8213339459790148pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3980081716191136pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxSince a long time, information technology has been helping organizations to improve themselves, their business and their decision-making process. In this way, several technologies have been developed, making possible data analysis enhancement and their use on different organization's tasks. However, enterprise information technology infrastructure for data processing became obsolete by the great and rapid emergence of mobile computing and interactive web, with it’s intense data production on different sources and kinds of media. Big data technology raises to confirm this anachronism. However, as usual, a new technology does not discard the use of aggregate technologies, but reconnects them in another level of use and development. Consequently, big data gains visibility giving to organizations possibilities to add unstructured external data to their analysis activities. There is a belief that big data enhances the view of decision makers by offering more varied information to help them on this process. This field research sought to verify if this lemma is a real fact or just a belief. So, to analyze this dilemma this research reached organizations with different technological maturity levels in their stages of big data technology application to their decision-making process. Empirical work was made based on single phase of interviews with selected companies managers and technicians, aiming to apprehend the possibilities that big data has to offer to organizations. Results shows that decision-makers believe that big data can improve their activities, but requires better adherence to decision-making process in order to transform it in a more effective process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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