Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29359
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MAIA, Maria Leonor Alves | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Luiza Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T17:11:08Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T17:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29359 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca identificar os principais impactos sentidos pela população de uma cidade de pequeno porte após a duplicação de uma rodovia federal que passa por seu território urbano. Esses segmentos de rodovia que possuem concentrações urbanas em ambas faixas de domínios são denominadas de Travessias Rodoviárias em Áreas Urbanas, ou, simplesmente, Travessias Urbanas. Esse modelo de travessia contém características únicas, que exigem a adoção de medidas mitigadoras para diminuir seus impactos na população da cidade, tais como o conflito gerado pela movimentação de tráfego motorizado e não motorizado. Este trabalho avalia a percepção do usuário da cidade antes e depois da duplicação da rodovia levantando dados sobre a modificação dos percursos diários, o tempo de deslocamento, e a identificação da rodovia duplicada como barreira urbanística, buscando contrapor esses dados com as soluções adotadas no projeto. O projeto de duplicação do trecho da BR 101 que passa pelo município de Goianinha, Rio Grande do Norte, apresenta características que privilegiam o trânsito de passagem em detrimento da população, sendo um indicativo da necessidade de um estudo mais aprofundado que busque gerar soluções equilibradas, que beneficie mais igualitariamente a população da cidade e o tráfego de passagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Duplicação de Rodovia | pt_BR |
dc.subject | Efeito Barreira | pt_BR |
dc.subject | Impactos Sócio-urbanisticos | pt_BR |
dc.title | Impactos sociais da duplicação de uma rodovia em uma cidade de pequeno porte: o caso de Goianinha/RN | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANDRADE, Mauricio Oliveira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6535688449376653 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5541333217408107 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work seeks to identify the main impacts felt by the population of a small city after the duplication of a federal highway that passes through its urban territory. These highway segments that have urban concentrations in both domain strips are called Road Crossings in Urban Areas, or simply Urban Crossings. This crossing model contains unique characteristics that require the adoption of mitigating measures to reduce its impacts on the population of the city, such as the conflict generated by the movement of motorized and non-motorized traffic. This work evaluates the perception of the city user before and after the duplication of the highway, raising data on the modification of the daily journeys, the time of displacement, and the identification of the duplicated highway as urban barrier, seeking to counteract this data with the solutions adopted in the project. The duplication project of the section of BR 101 that passes through the city of Goianinha, Rio Grande do Norte, presents characteristics that favor transit traffic to the detriment of the population, being an indication of the need for a more detailed study that seeks to generate balanced solutions, which will benefit the city's population and transit traffic more equally. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO Luiza Medeiros Tavares.pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons