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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2934
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CUNHA FILHO, Paulo Carneiro da | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Fábio Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:25:06Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:25:06Z | |
dc.date.issued | 2008-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Rocha Silva, Fábio; Carneiro da Cunha Filho, Paulo. Representações Realistas do Sertão: do Canto do Mar ao Baile Perfumado. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2934 | |
dc.description.abstract | A partir da análise de quatro filmes de longa metragem, interrogaremos qual é a imagem do Sertão e do sertanejo projetada na tela do cinema. Considerando a vasta cinematografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes escolhidos e estudados traduzem uma idéia de sertão amalgamado aos realismos e relatos históricos do seu espaço. Alguns filmes colocam seus personagens como determinantes do meio, ao recorrerem ao estandarte de personagem atômico de consciência e perdido no vácuo da sociedade, seja em representações do passado ou contemporâneas. Do outro lado da margem, intencionalmente, outros filmes elaboram um realismo mais acurado, comprometido com a verdade sócio-política. Ao aprofundarem o debate sobre a realidade, esses filmes diferem das interpretações que consideram os sertanejos atávicos e inertes, passando, então, a evidenciar sua interioridade dilatada, seus hábitos e costumes seculares. Assim, cada forma artística, localizada em seu tempo, traz a sua própria modulação do real, expressando o semi-árido, que aponta para a legitimação de vários olhares e transita em diversos realismos do campo imaginário e concreto do Sertão. As somas das intenções e sugestões do cinema movimentam o debate sobre suas propostas para o Sertão, ainda hoje subdesenvolvido e subjugado ao capitalismo industrial e financeiro do Brasil | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema Brasil | pt_BR |
dc.subject | Realismo no cinema | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Pós modernismo | pt_BR |
dc.subject | Sertanejos Usos e costumes | pt_BR |
dc.subject | Mito no cinema | pt_BR |
dc.subject | Representação cinematográfica | pt_BR |
dc.title | Representações Realistas do Sertão: do Canto do Mar ao Baile Perfumado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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