Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto-
dc.contributor.authorBRANCO, Janaína Campos-
dc.date.accessioned2019-02-20T21:32:09Z-
dc.date.available2019-02-20T21:32:09Z-
dc.date.issued2017-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29333-
dc.description.abstractEste trabalho visa promover uma reflexão acerca do aporte do Design no ensino das Artes Visuais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Propõe também a busca de fundamentos e/ou ferramentas resultantes da união do Design e da Educação, que contribuam para o ensino das artes visuais por intermédio da criação de assemblages. Através do estudo de outras iniciativas nacionais que tiveram o Design e a Educação como base estrutural, este trabalho busca desenvolver algumas estratégias estruturadoras que guiam a pesquisa de campo e embasam o experimento desenvolvido no 4º ano do ensino fundamental, numa instituição pública de ensino na cidade de Garanhuns-PE, com aproximadamente 25 alunos. Por meio do método de análise desenvolvido e utilizado por Rob Johnsey, são identificados etapas e processos de criação executados pelos alunos no desenvolvimento das assemblages, e que se assemelham aos processos de produção de artefatos de Design. A partir dos resultados da pesquisa de campo e com base no referencial teórico apresentado – que abarca pesquisadores como Antônio Martiniano Fontoura e Ana Mae Barbosa –, pode-se averiguar a relevância do fazer experimental e de atividades que utilizem materiais que integrem o repertório sociocultural dos alunos. Propondo, por fim, uma estratégia que possa contribuir para a inclusão do Design na educação artística, envolvendo a gestão escolar e a comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectAssemblagept_BR
dc.titleDesign e arte/educação: uma nova perspectiva mediada por assemblage para o ensino das artes visuais nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1363466421945826pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146841563850436pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to promote a reflection about the contribution of Design in the teaching of Visual Arts in the initial series of Elementary School. It also proposes the search for foundations and / or tools resulted from the union of Design and Education, which contribute to the teaching of the visual arts through the creation of assemblages. Through the study of other national initiatives that had Design and Education as a structural basis, this work seeks to develop some structuring strategies that guide the field research and base the experiment developed in the 4th year of elementary school in a public institution of education in Garanhuns-PE, with approximately 25 students. Through the analysis method developed and used by Rob Johnsey, we identify stages and creation processes executed by the students in the development of assemblages, which are similar to the production processes of Design artifacts. Based on the results of the field research and on the theoretic referencial presented – wich includes researchers such as Antônio Martiniano Fontoura and Ana Mae Barbosa -, one can ascertain the relevance of experimenting and activities that use materials that integrate the sociocultural repertoire of the students. Proposing, finally, a strategy that can contribute to the inclusion of the Design in the artistic education, involving the school management and the community.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Janaina Campos Branco.pdf4,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons