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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29328

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTAROUCO, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorPEREIRA, Bruno da Silva Araújo-
dc.date.accessioned2019-02-20T19:21:09Z-
dc.date.available2019-02-20T19:21:09Z-
dc.date.issued2016-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29328-
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de investigar se a oposição se utiliza dos recursos estratégicos que o desenho organizacional do Poder Legislativo subnacional lhe confere para desempenhar seu papel contramajoritário. Utilizando a tipologia de David Mayhew sobre os tipos de atividades eleitoralmente orientadas em que os legisladores se engajam, argumenta-se que as comissões presididas por membros da oposição, no legislativo subnacional, apresentarão maior nível de atividade. Isso porque tais comissões oferecem uma importante plataforma para a tomada de posição, estratégia preferencial da oposição, visto que estratégias de credit-claimingseriam monopolizadas por legisladores da situação, devido a seu acesso privilegiado ao governo estadual e aos importantes recursos, em termos financeiros e de alocação de cargos públicos, que este controla. Para testar este argumento, analisa-se o caso das comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) entre os anos de 2007 e 2014. Verifica-se se as comissões presididas pela oposição apresentam mais projetos de lei ou substitutivos e emendas a projetos de lei do que as comissões presididas pela situação, oque caracterizaria um maior nível de atividade legislativa. Os resultados não permitem comprovar a hipótese de trabalho. As comissões temáticas da Alepe apresentam níveis baixos de atividade, não havendo diferenças sistemáticas entre as comissões presididas pela situação e pela oposição. A exceção é a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, que apresenta níveis altos de atividade, centralizando a coordenação entre legisladores e entre o legislativo e o executivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectPartidos políticospt_BR
dc.subjectOposição (Ciência política)pt_BR
dc.subjectLegislativos subnacionaispt_BR
dc.titleO papel da oposição no nível subnacional: as comissões temáticas no poder legislativo de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8193645284475363pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3456458764216995pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate if the opposition uses the strategic resources organizational design of the sub-national legislative confers to play its contramajoritarian role. Betaking David Mayhew’s typology about electoral activities in which legislators engage, it is argued that the committees presided by opposition members, in the sub-national legislative, are going to present higher activity level. It happens because these commissions offers an important platform to poition taking, preferred strategy of the opposition, since credit-claiming strategies would be monopolized by government-aligned legislators, due to their privileged access to the state government and to the important resources government controls, financially and in terms of allocation of public positions. To test this argument, is analyzed the committees of the Legislative Assembly of Pernambuco (Alepe) case between 2007 and 2014. It’s verified whether the committees presided by opposition present more bills or substitutive and amendments to bills than the commissions presided by government-aligned legislators, which would characterize a higher legislative activity level. The resultsdo not allow to prove the hypothesis of this work. The Alepe committes shows low activities levels overall, not existing systematic differences between the commissions presided by the government legislators and by the opposition. The exception is the Constitutional, Legislation and Justice Committe, that shows high activities levels, centralizing coordination between legislators and the legislative and the executive.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

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