Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2920
Título: O agendamento do jornalismo: um estudo decaso sobre a infância e adolescência em Pernambuco
Autor(es): Felix do Santos, Cristiane
Palavras-chave: Auçuba;Criança e adolescente;Agendamento;Fontes;Jornalistas
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Felix do Santos, Cristiane; Eurico Vizeu Pereira Junior, Alfredo. O agendamento do jornalismo: um estudo decaso sobre a infância e adolescência em Pernambuco. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as estratégias utilizadas para uma atuação junto à mídia, tendo como foco o agendamento sobre a infância e adolescência, considerando a centralidade da comunicação nas instituições sociais como fator de força. Para esta investigação optamos por um estudo de caso sobre a Organização Não Governamental Auçuba Comunicação e Educação, que fica em Recife, Pernambuco. Procuramos investigar de que forma as relações entre fontes e jornalistas contribuem para o agendamento do tema da criança e do adolescente no estado de Pernambuco. A pesquisa teve como preocupação identificar pistas sobre como esse assunto se incorpora nas práticas dos jornalistas e passa a fazer parte da agenda destes veículos. No trabalho buscamos mostrar algumas estratégias de como esse processo ocorre estabelecendo conexões entre o trabalho do Auçuba e as rotinas dos jornalistas. Entrevistamos profissionais de ambos os espaços sobre suas rotinas e relações com o tema e com suas fontes. O estudo revelou que há demarcações de saberes, de falas e de conhecimentos, com estruturas e funcionamentos de campos que se diferenciam em sua condição de produção de conhecimento, mas que se encontram nas suas relações de força, estratégias e lutas na consolidação de espaços, sejam eles temáticos ou informacionais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2920
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1868_1.pdf846,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.