Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28983

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIOS, Luis Felipe-
dc.contributor.authorGAMA, Luciana Barros-
dc.date.accessioned2019-02-06T18:48:37Z-
dc.date.available2019-02-06T18:48:37Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28983-
dc.descriptionNome completo do orientador: Luis Felipe Rios do Nascimentopt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa reflexão acerca do consumo religioso, mais especificamentedo Candomblé, religião de matriz africana, debruçando-se sobre a identificação e compreensão de parte das redes sociotécnicas que abarcam humanos e não-humanos neste contexto, as quais englobam adeptos e clientes, comerciantes, Orixás (divindades do Candomblé), objetos sagrados e consagrados, animais sacrificiais, mercado público, enfim, parte do universo desta religião e do comércio voltado a ela. Os terreiros estão inseridos numa sociedade abrangente e refletem a lógica do mercado, das demandas e ofertas de tal sociedade, assim como carreiam os reflexos das mudanças sociais.Porém, os moldes de consumo nesta religião, apesar de sua dimensão individual, estão fortemente ligados às prescrições do grupo e principalmente à exigência dos Orixás e demais entidades. São abordadas, ainda, considerações a respeito dos mercados públicos e lojas, locais de compra e venda(portanto, de consumo) dos produtos religiosos afro-brasileiros, que em relação com os terreiros de Candomblé constituem o meu campo de pesquisa, destacando as características destes estabelecimentos pesquisados, os tipos de produtos vendidos e as redes estabelecidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileiros – Comérciopt_BR
dc.subjectRedes sociotécnicaspt_BR
dc.titleLaroyê! Exu: os caminhos que levam ao mercado: consumo religioso afro-brasileiro no Recife-PEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2121986225302593pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9817218308880476pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis work consists in a reflection of the religious consumption, specifically of Candomblé, an African origin religion, leaning on the identification and understanding of part of the sociotechnical networks that include human and non-human in its context, which include religious adherents and customers, merchants, Orixás(Candomblés’ deities), sacred and consecrated objects, sacrificial animals, public market, finally, part of the universe of this religion and commerce back to it. The terreiros (house of cult, including religious community) are inserted in the wider society and reflect the logic of the market, the demands and supply of such society, as well as carrying reflections of social changes. However, the consumption patterns of this religion, although its individual dimension, are strongly connectedto the group's prescriptions and especially to the requirement of the Orixás and other entities. Also, it addresses considerations regarding public markets and shop stores, places of buying and selling (hence consumption) Afro-Brazilian religious products, which in relation to the terreiros of Candomblé are my research’s field work, highlighting these establishments features, the types of products sold and the networks established.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Luciana Barros Gama.pdf3,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons