Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28979

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorSILVA, Jefferson Renato Vasconcelos da-
dc.date.accessioned2019-02-06T18:37:05Z-
dc.date.available2019-02-06T18:37:05Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2019-02-06-
dc.identifier.citationSILVA, J. R. V.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28979-
dc.description.abstractO futebol é um esporte de grande popularidade e prestígio, e é um grande facilitador no processo de iniciação esportiva. Este estudo pretendeu como objetivo geral, analisar métodos de ensino que são utilizados na iniciação esportiva no Brasil. Para a elaboração desse trabalho foram utilizados como fontes, artigos disponíveis nas seguintes bases eletrônicas de dados: Scielo e Periódicos Capes entre os anos 1994 até 2018. Como resultados foi mostrado a semelhança entre 8 métodos dos 14 analisados, e apenas 1 método se mostrou diferente dos demais, além dos benefícios e malefícios desses métodos na iniciação esportiva. Inicialmente foram encontrados aproximadamente 230 artigos relacionados ao tema, porém foram utilizados apenas 20 artigos para realização do trabalho, além de 6 livros e 4 dissertações, garantindo a operacionalização dos resultados. Concluiu-se que apesar de algumas diferenças entre os métodos, há maior similaridade, fazendo com que concorde com a hipótese inicial de que há diversas semelhanças e que eles respeitam a fase de desenvolvimento e as características dos alunos.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.titleIniciação Esportiva no Futebol: análise de métodos de Ensino no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6pt_BR
dc.description.abstractxFootball is a sport of great popularity and prestige, and is a great facilitator in the process of sports initiation. This study aimed at the general objective of analyzing teaching methods that are used in sports initiation in Brazil. For the elaboration of this work, articles were used as sources, available in the following electronic databases: Scielo and Periodicals Capes between the years 1994 to 2018. As results it was shown the similarity among 8 methods of the 14 analyzed, and only 1 method was different of the others, besides the benefits and harms of these methods in sports initiation. Initially approximately 230 articles were found related to the theme, but only 20 articles were used to carry out the work, besides 6 books and 4 dissertations, guaranteeing the operationalization of the results. It was concluded that despite some differences between the methods, there is greater similarity, making it agree with the initial hypothesis that there are several similarities and that they respect the development phase and the characteristics of the students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, JEFFERSON RENATO VASCONCELOS DA.pdf583,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons