Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28958

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Wilson Viana de Castro-
dc.contributor.authorMOURA, Jailson Francisco Alves-
dc.date.accessioned2019-02-05T19:09:08Z-
dc.date.available2019-02-05T19:09:08Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationMOURA, J. F. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28958-
dc.description.abstractNos últimos anos, algumas capacidades fisiológicas vêm ganhando bastante importância para qualificar o nível de aptidão física, umas delas é a potência aeróbia (VO2 Máx), que tem recebido bastante atenção de diversos pesquisadores. O objetivo do presente estudo foi identificar a aptidão física e parâmetros antropométricos dos alunos ingressos no curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, através do teste de 12 minutos, e índices antropométricos: IMC, CC, RCQ e IC por meio do teste t não pareado, com o emprego de um nível de significância de p < 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Os grupos masculinos e femininos apresentaram índices antropométricos considerados normais. Partindo para o VO2 max, observou-se que entre os grupos não houve diferença estatisticamente significante. Conclui-se que os alunos ingressos no curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura do sexo masculino possuem aptidão cardiorrespiratória regular, por outro lado as alunas estão com baixa aptidão cardiorrespiratória.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAptidão Físicapt_BR
dc.subjectEstudantes Universitáriospt_BR
dc.subjectAntropometriapt_BR
dc.titleIdentificação da aptidão aeróbia e parâmetros antropométricos dos alunos ingressos no curso de bacharelado e licenciatura em educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730554T1pt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, some physiological abilities have gained importance to qualify the level of physical fitness, one of them is the aerobic power (VO2 Max), which has received much attention from several researchers. The aim of the present study was to identify the aerobic fitness and anthropometric parameters of the students in the Bachelor's and Bachelor's degree in Physical Education, through the 12-minute test, and anthropometric indexes: BMI, CC, WHR and CI by means of the t test paired with a significance level of p <0.05 and a 95% confidence interval. The male and female groups had normal anthropometric indices. Starting from the VO2 max, it was observed that there was no statistically significant difference between the groups. It is concluded that the students enrolled in the course of Physical Education Bachelor and Licenciatura male have regular cardiorespiratory fitness, on the other hand the students are with low cardiorespiratory fitness.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura, Jailson Francisco Alves.pdf807,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons