Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28950

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorCOSTA, Gabriel Soares da-
dc.date.accessioned2019-02-05T17:33:52Z-
dc.date.available2019-02-05T17:33:52Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationCOSTA, G. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28950-
dc.description.abstractO handebol é uma modalidade esportiva coletiva de cooperação, oposição e invasão do campo adversário, onde os jogadores fazem constantemente uso de processos cognitivos como a tomada de decisão, percepção, atenção etc. Além de necessitarem a todo momento das capacidades condicionantes inerentes ao esporte. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de conhecimento tático declarativo e as capacidades físicas condicionantes de atletas universitários de handebol antes e após 16 sessões de treino. O estudo foi do tipo transversal, descritivo e comparativo, com amostra por conveniência (n=23) sendo 13 atletas do sexo masculino e 10 atletas do sexo feminino. Utilizou-se o protocolo validado por Caldas et al., (201 7), para analise do nivel de Conhecimento tatico declarativo (CTD). Para análise das capacidades condicionantes foram utilizados os protocolos de Guedes (2006), Proesp-BR (2009) e Marins e Giannichi (2009). Para as análises descritivas, foram utilizadas as medidas de média e desvio padrão. Para analise inferencial foi utilizado o teste t de Student com um nível de significância (p≤0,05). Nos resultados os atletas mostraram-se com potencial fraco para o nível de CTD, contudo os atletas do sexo masculino apresentaram melhor resultado para o nível de CTD, no entanto não houve diferença significativa (p≤0,05) comparando-se com as atletas do sexo feminino. Nos testes motores os atletas do sexo masculino obtiveram melhores resultados para as variáveis da agilidade e velocidade com diferença significativa (p≤0,00) e (p≤0,03) respectivamente. entretanto não houve diferença significativa no teste de força e resistência muscular entre as amostras. As capacidades condicionantes da agilidade, força e resistência apresentaram evolução após 16 sessões de treino para o sexo masculino (p≤0,01), (p≤0,02) e (p≤0,00) respectivamente, enquanto que para as mulheres após 16 sessões de treino houve evolução nas capacidades de força e resistência (p≤0,01 ). Conclui-se, portanto, que o nível de CTD da amostra se encontra com um potencial fraco e que não houve diferença entre os sexos. As capacidades condicionantes apresentam diferenças significativas entre os grupos e intragrupos após 16 sessões de treino.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectConhecimento Táticopt_BR
dc.titleAnálise do nível de conhecimento tático declarativo no handebol, em comparação com capacidades condicionantes em atletas universitáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxHandball is a collective sport of cooperation, opposition and invasion of the opponent's field, where players constantly make use of cognitive processes such as decision-making, perception, attention, etc. In addition to needing at all times the conditioning capacities inherent to the sport. The objective of this study was to analyze the level of declarative tactical knowledge and the conditioning capacities of university handball athletes before and after 16 training sessions. The study was of a cross-sectional, descriptive and comparative type, with convenience sample (n = 23), of which 13 were male athletes and 10 were female athletes. We used the protocol validated by Caldas et al., (2017), for analysis of the level of declarative tactical knowledge (CTD). For the analysis of the conditioning capacities, the protocols of Guedes (2006), Proesp-BR (2009) and Marins and Giannichi (2009) were used. For the descriptive analyzes, the mean and standard deviation measures were used. For inferential analysis, Student's t-test was used with a level of significance (p≤0.05). In the results, the athletes showed a weak potential for the CTD level, however, the male athletes presented a better result for the CTD level, however there was no significant difference (p≤0.05) when compared to the athletes female. In the motor tests the male athletes obtained better results for the variables of agility and speed with significant difference (p≤0.00) and (p≤0,03) respectively. however, there was no significant difference in the strength and muscular endurance test between the samples. The conditioning capacities of agility, strength and resistance presented evolution after 16 training sessions for males (p≤0.01), (p≤0.02) and (p≤0.00) respectively, whereas for women after 16 training sessions there was evolution in the strength and resistance capacities (p≤0.01). It is concluded, therefore, that the level of CTD of the sample is with a weak potential and that there was no difference between the sexes. The conditioning capacities presented significant differences between the groups and intragroups after 16 training sessions.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Costa, Gabriel Soares da.pdf789,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons