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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28949

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorSILVA, Ronald Eugenio-
dc.date.accessioned2019-02-05T17:21:53Z-
dc.date.available2019-02-05T17:21:53Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, R. E.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28949-
dc.description.abstractA longevidade associada a doenças crônicas coloca novos desafios à sociedade particularmente aos profissionais de saúde. Atualmente a depressão constitui um problema de saúde pública, sendo transversal a todas as idades e responsável pelo prejuízo da qualidade de vida dos indivíduos, mais do que em qualquer outra doença, conduzindo a sentimentos de tristeza, desesperança, isolamento social. Objetiva-se caracterizar a dança sênior como um recurso terapêutico que pode ser utilizado visando sua contribuição no desempenho cognitivo e como atenuante dos sintomas de depressão em idosos. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo com delineamento transversal. A população estudada foi de 20 idosas divididas em grupo controle(GC) e grupo experimental(GE), (faixa etária média 66±6 anos). Para o estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: Protocolo de dança Senior (Pereira e Safons), a escala de avaliação cognitiva através do Mini-Exame do Estado Mental, e a Escala de Depressão Geriátrica em versão reduzida. Para o estudo estatístico utilizou-se o teste t Student (pareado) para verificar as associações entre as variáveis. Adotou-se o nível de significância de p < 0,05. Quando analisado a Escala de Depressão Geriátrica (EDG), os resultados do nosso estudo mostraram que houve diferença significativa (p= 0,003) entre os grupos, assim como o fato das idosas do GE terem obtido maiores escores de pontuação no Mini Exame do Estado mental (MEEM) (p=0,001), sugere o efeito de um programa de dança sênior na manutenção ou melhora da cognição dos anciãos. Destarte, o trabalho em questão busca contribuir para a comunidade cientifica, visto que são escassos os trabalhos científicos direcionados aos efeitos da dança nas variáveis cognitivas e sintomas depressivos nos anciãos.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança para Idosospt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleA dança sênior como alternativa para uma melhor resposta cognitiva e atenuante dos sintomas de depressão em idosas do projeto de extensão envelhecer com qualidade UFPE-Centro Acadêmico de Vitóriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559214Z7pt_BR
dc.description.abstractxThe longevity associated with chronic diseases poses new challenges to society particularly to health professionals. Currently, depression is a public health problem, being transversal to all ages and responsible for the impairment of the quality of life of individuals, more than in any other disease, leading to feelings of sadness, hopelessness and social isolation. Objective To characterize senior dance as a therapeutic resource that can be used for its contribution to cognitive performance and as an attenuating symptom of depression in the elderly. This is a descriptive quantitative study with a cross-sectional design. The study population consisted of 20 elderly women divided into a control group(GC) and an experimental group(GE) (mean age 66 ± 6 years). For the study, the following instruments were used: Senior dance protocol (Pereira and Safons), cognitive assessment scale through Mini-Mental State Examination, Geriatric Depression Scale in reduced version. For the statistical study, the Student t test (paired) was used to verify the associations between the variables. The level of significance was set at p <0.05. When the Geriatric Depression Scale (EDG) was analyzed, the results of our study showed that there was a significant difference (p = 0.003) between the groups, as well as the fact that the elderly of the GE had higher scores in the Mini Mental State Examination (MMSE) (p = 0,001), suggests the effect of a senior dance program on maintaining or improving the cognition of the elderly. Therefore, the work in question seeks to contribute to the scientific community, since scientific studies are focused on the effects of dance on the cognitive variables and depressive symptoms in the elderly.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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