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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMaria de Azevedo Mello Gomes, Isaltina pt_BR
dc.contributor.authorPaulo Procópio de Oliveira Santos, Pedropt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:24:37Z-
dc.date.available2014-06-12T16:24:37Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationPaulo Procópio de Oliveira Santos, Pedro; Maria de Azevedo Mello Gomes, Isaltina. O Brasil emergente nas páginas de The economist: relações entre economia e discurso no governo Lula. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2893-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a cobertura do Brasil emergente nas páginas do jornal britânico The Economist a partir das relações entre economia e discurso na cobertura dos oito anos da presidência de Luiz Inácio Lula da Silva. As questões centrais desta pesquisa são: Que estratégias discursivas são utilizadas pelo veículo nas diferentes fases desse governo? Por que ocorrem mudanças no discurso sobre a gestão do ex-presidente? Acreditamos haver três fatores responsáveis pela alteração nessa linguagem: as estratégias discursivas utilizadas por The Economist no início do Governo Lula se baseiam na desconfiança e no medo, devido à ideologia socialista do ex-chefe de Estado brasileiro e à sua origem popular; ainda no primeiro mandato, graças ao cumprimento de acordos e pagamento de dívidas, o discurso sobre Lula torna-se de confiança e, no fim do mandato, o veículo adota um discurso que enaltece a sua política econômica, defendendo a continuidade do seu modelo de gestão por conta do crescimento, além da estabilidade monetária alcançados pela nação. O trabalho analisou dezenas de matérias publicadas entre 2002 e 2010, cujo aporte teórico se concentra na Análise do Discurso com base em autores como Charaudeau, Courtine, Maingueneau, Orlandi e Pêcheux. A AD atende os anseios desta tese graças à compreensão de que a ideologia, o poder e a política estão presentes na linguagem. Dessa forma, concluimos que o vínculo ideológico estabelecido entre Lula e The Economist foi um dos principais reponsáveis pela mudança no discurso acerca do político, que de possível caloteiro e desordeiro, transforma-se, por intermédio das estratégias discursivas do periódico, no responsável pelo maior sucesso econômico da América Latinapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectdiscursopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectLulapt_BR
dc.subjectThe Economistpt_BR
dc.titleO Brasil emergente nas páginas de The economist: relações entre economia e discurso no governo Lulapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

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