Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28928

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROHD, Cláudia-
dc.contributor.authorSILVA, Taiane de Lima-
dc.date.accessioned2019-02-05T12:19:23Z-
dc.date.available2019-02-05T12:19:23Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, T. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28928-
dc.description.abstractEnsinar Ciências e Biologia no mundo atual é investir na edificação de uma população consciente e crítica diante das suas escolhas e decisões. E cabe ao professor propor as melhores ferramentas que facilitem a aprendizagem, pois ele é considerado um verdadeiro estrategista. Os recursos didáticos contribuem para mediar relações efetivas envolvidas no ato de ensinar e aprender, substituindo a memorização e contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Neste contexto, o uso de recursos de didáticos relacionados ao tema evolução humana se faz necessário para estimular não só a capacidade crítica dos alunos e contribuir para a melhoria e qualidade do ensino, mas como uma alternativa para auxiliar e estimular também o professor de evolução, para a execução de suas aulas. O presente trabalho se propôs a elaborar um painel contextualizado sobre as etapas de evolução humana, com imagens e informações, e foi aplicado em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Guiomar Krause Gonçalves, município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Para a análise da eficiência do painel na sala de aula foram elaborados e aplicados dois questionários junto aos alunos, o primeiro após aula teórica tradicional ministrada (pré-teste) e o segundo, ao término da aula com o recurso didático (pós-teste). As aulas foram ministradas pela autora deste trabalho e pela professora de Biologia, titular da disciplina. Os resultados obtidos revelam que o uso do painel sobre evolução humana contribuiu de forma clara e objetiva para o processo ensino e aprendizagem dos estudantes. Eles elaboraram respostas mais contextualizadas no pós-teste, após contato com o recurso didático, em comparação com o pré-teste, após terem contato apenas com a aula teórica tradicional. Este efeito positivo do recurso didático ficou evidente nas respostas das questões de múltiplas escolhas, em que quase todos alunos responderam que o recurso didático contribuiu para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, diminuindo as dificuldades. Diante da falta de recursos didáticos que auxiliem o estudo do tema evolução humana, conclui-se que a proposta de painel aqui apresentada - que é de fácil produção, barato e durável - foi capaz de melhorar a aprendizagem e propiciar maior contato e comunicação entre professores e alunos.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleUtilização de recurso didático para o ensino de evolução humana: anos finais do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1pt_BR
dc.description.abstractxTeaching Science and Biology in today's world is investing in building a conscious and critical population in the face of your choices and decisions. In addition, it is up to the teacher to propose the best tools to facilitate learning, since he is considered a true strategist. The didactic resources contribute to mediate effective relationships involved in teaching and learning, replacing memorization and contributing to students' cognitive development. In this context, the use of didactic resources related to the human evolution theme is necessary to stimulate not only the critical capacity of the students and to contribute to the improvement and quality of teaching, but as an alternative to help and stimulate the teacher of evolution, to the execution of his classes. The present work proposed to elaborate a contextualized panel about the stages of human evolution, with images and informations. It was applied in two classes of the 3rd year of High School, of the State School Guiomar Krause Gonçalves, municipality of Vitória de Santo Antão, Pernambuco. In order to analyze the efficiency of the panel in the classroom, two questionnaires were prepared and applied to the students, the first one after the traditional theoretical lecture (pre-test) and the second, at the end of the lesson with the didactic resource (post-test). The classes were taught by the author of this work and by the biology teacher, holder of the discipline. The results show that the use of the panel on human evolution contributed clearly and objectively to the teaching and learning process of students. These students developed more contextualized responses in the post-test, after contact with the didactic resource, compared to the pre-test, after having only contact with the traditional theoretical class. This positive effect of the didactic resource was evident in the answers to the questions of multiple choices, in which almost all students answered that the didactic resource contributed to facilitate the process of teaching and learning, reducing the difficulties. Faced with the lack of didactic resources that help the study of the human evolution theme, we concluded that the panel proposes, which is inexpensive, durable, easyto-produce, was capable of improve learning, providing greater contact and communication between teachers and students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Taiane de Lima.pdf1,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons