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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSCHRÖDER, Peter-
dc.contributor.authorDE MARIA, Gláucia Santos-
dc.date.accessioned2019-01-04T16:40:19Z-
dc.date.available2019-01-04T16:40:19Z-
dc.date.issued2017-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28417-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo discutir os significados de violência e medo produzidos pelos moradores do bairro de Bodocongó, localizado na cidade de Campina Grande-PB. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que o medo da violência modificou as rotinas dos bodocongoenses, na medida em que ao longo do tempo tem interferido na forma como praticam os diferentes espaços do bairro, bem como tal percepção tem contribuído para a emergência de novas sociabilidades. Assim, essas narrativas do medo e da violência funcionam enquanto uma linguagem que orienta as ações dos indivíduos no bairro onde moram, a partir de comparações entre um passado visto enquanto “pacato” e um presente percebido enquanto “inseguro”. Além disso, as categorias “perigoso”, “esquisito”, “carregado” orientam a forma como praticam certos espaços e evitam outros. Ao mesmo tempo, esses moradores utilizam estratégias para se proteger, desde a forma como se comportam, até a materialização do medo presente na arquitetura das casas e comércios no bairro. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, a partir da observação participante, debruçada sobre a produção etnográfica e, ao mesmo tempo autoetnográfica em virtude do papel enquanto ex moradora do local. Além disso, foi feito o registro fotográfico do local através de captura de imagens; entrevistas-narrativas e semiestruturadas com os moradores; a construção de mapas cognitivos com os deslocamentos dos moradores, e a coleta de dados socioeconômicos a partir de fontes locais. Por fim, os significados de violência e medo estavam relacionados à vitimização de crimes violentos (assaltos, arrombamentos de casa, etc.), e, por outro lado tinha uma estreita relação entre os relatos de terceiros de enquanto alvos dessas práticas, relatos esses que chamo aqui de “ouvir falar”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectViolência urbanapt_BR
dc.subjectViolência – Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectMedo do crimept_BR
dc.title“Eu fui feliz lá no Bodocongó” : significados de violência e medo entre os moradores de um bairro popular em Campina Grande-PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0198147494075047pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5309031056999416pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to discuss the meanings of violence and fear produced by the residents of the neighborhood of Bodocongó, located in the city of Campina Grande-PB. In this sense, we start from the assumption that fear of violence modified the routines of the bodocongoenses, since in the course of time it has interfered in the way the different spaces of the neighborhood practice, and such perception has contributed to the emergence of new sociabilities. Thus, these narratives of fear and violence function as a language that guides the actions of individuals in the neighborhood where they live, from comparisons between a past seen as "quiet" and a perceived present as "insecure." In addition, the categories "dangerous", "weird", "loaded", guide the way they practice certain spaces and avoid others. At the same time, these residents use strategies to protect themselves, from the way they behave, to the materialization of fear present in the architecture of homes and businesses in the neighborhood. The methodology used was qualitative, based on participant observation, focused on ethnographic production and at the same time auto-ethnographic, due to its role as a former resident of the place. In addition, the photographic registration of the place was done through image capture; Interviews-narratives and semi-structured with the residents; the construction of cognitive maps with the displacements of the residents, and the collection of socioeconomic data from local sources. Finally, the meanings of violence and fear were related to the victimization of violent crimes (assaults, housebreaks, etc.), and on the other hand it had a close relationship between the reports of third parties as targets of these practices, which I call here of "hear talk".pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

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