Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28352

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorRAMOS, Marina Feldhues-
dc.date.accessioned2018-12-28T19:42:31Z-
dc.date.available2018-12-28T19:42:31Z-
dc.date.issued2017-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28352-
dc.description.abstractOs fotolivros são objeto vivos que vem se tornando um fenômeno comunicacional e estético na produção fotográfica contemporânea. Nosso objetivo de pesquisa foi conhecer como esses livros acontecem, como se tornam realidade. Esta dissertação apresenta como os fotolivros acontecem em três aspectos complementares. Primeiro, apresentamos e examinamos as definições e indefinições para fotolivros em comparação com as de outros tipos de livros fotográficos, focando principalmente nas zonas de conflitos e encontros. Depois, apresentamos um possível percurso histórico, a partir do primeiro livro de fotografia, ainda no século XIX até o momento presente, de forma a situarmos a produção contemporânea dos fotolivros no Brasil em termos históricos, tecnológicos e socioculturais. Na sequência discorreremos sobre os processos de produção dos fotolivros com base nas decisões e escolhas que precisam ser feitas pelo(s) autor(es). Examinamos o papel da montagem, ante os regimes da arte, na construção das narrativas visuais ou verbo visuais dos fotolivros. Em seguida, abordamos os elementos visuais, textuais e gráficos, os materiais e as principais atividades envolvidas no processo de produção dos fotolivros. Por último, abrimos espaço para ouvir as narrativas singulares da criação de alguns fotolivros por seus próprios autores, por meio das entrevistas realizadas. Esta dissertação, portanto, propõem um percurso que vai do conhecimento mais geral, das categorias e definições, para o mais específico, a singularidade da criação de cada um dos livros. Com isso, esperamos conhecer mais os fotolivros e seus devires no mundo em que vivem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotolivropt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectDefiniçãopt_BR
dc.titleConhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1035039973452953pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe photobook is a living object that has become a communication and aesthetic phenomenon in the contemporary photographic production. Our goal of research is to know how these books happen, how they come real. This dissertation presents how the photobooks happen in three complementary aspects. First, we present and examine the definitions and indefinitions for photobooks compared to other types of photographique books, focusing mainly on the zones of conflicts and encounters. Afterwards, we present a possible historical route, from the first photography book, still in the nineteenth century until the present moment, so to situate the contemporary production of photobooks in Brazil, in historical, technological and sociocultural terms. In the sequence we will talk about the production processes of the photobooks based on the decisions and choices that need to be made by the author(s). We examine the role of montage, in front of the regimes of art, in the construction of the visual or verb-visual narratives of the photobooks. It then, we address the visual, textual and graphic elements, materials and the main activities involved in the production process of the photobooks. Lastly, we open space to listen some singular narratives of the creation of some photobooks by their own authors, through the interviews conducted. This dissertation, therefore, proposes a course that is from the more general, categories and definitions, to the more specific, the singularity of the creation of each of the books. With this, we hope to know more about photobooks and their transformations in the world in which they live.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marina Feldhues Ramos.pdf10,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons