Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27976

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEÃO, André Luiz Maranhão de Souza-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Henrique Cassiano Nascimento de-
dc.date.accessioned2018-12-04T21:06:51Z-
dc.date.available2018-12-04T21:06:51Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27976-
dc.description.abstractA vinda da Copa do Mundo para o Brasil gerou grande expectativa na população brasileira, tanto pela volta do maior megaevento esportivo mundial ao país depois de 64 anos, quanto pelo famigerado legado da Copa propagado pela imprensa nacional e internacional, membros da FIFA e pelo governo brasileiro nos anos prévios à escolha do Brasil como país-sede. Conforme se aproximava a data do início do mundial no país, vimos a população brasileira ter essa expectativa quebrada, principalmente pela não realização de um legado social nos moldes em que essa havia, algo que possibilitou o crescimento da decepção e da insatisfação dessa população que passou a ir às ruas e questionar de suas mídias e redes sociais a organização do mundial que segundo os manifestantes pendia para o lado do legado econômico e deixava o legado social em segundo plano. Partindo de uma visão da realidade como sendo construída socialmente pelos indivíduos e que a verdade se faz sobre condições históricas e geográficas, utilizamos a arqueologia de Foucault para analisar como esses movimentos de manifestantes contestaram a realização da Copa do Mundo no país do futebol. Para tal caracterizamos a FIFA como um agente imperial e as manifestações como sendo uma materialização da multidão, ambas essas teorias oriundas da obra de Hardt e Negri. Com tais premissas analíticas, fomos levados à identificação de 02 formações discursivas que remetem às nossas concepções teóricas relativas às manifestações e à entidade máxima do futebol, além de identificar a o forte encontro entre as classes sociais que compõem essas duas concepções.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDirigentes de futebolpt_BR
dc.subjectCopas do mundo (Futebol)pt_BR
dc.subjectMultidõespt_BR
dc.titleDe quem é a “Copa das Copas”, afinal? – Império e Multidão em rota de colisãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2579932356829303pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2313504052405431pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe coming of the World Cup in Brazil has generated great expectations in the Brazilian population, both the return of the world's largest mega sports event in the country after 64 years as the infamous legacy Cup propagated by national and international press, members of FIFA and the Brazilian government in the previous choice of Brazil as host country years. As the date neared of the competition in the country, we saw the Brazilian population have this broken expectations, mainly due to the performance of a social legacy in the manner in which this was something that made the growth of disappointment and dissatisfaction that population now to go to the streets and question their media and social networks organizing the world according to the protesters that hung to the side of the economic legacy and leave the social legacy in the background. From a view of reality as being socially constructed by individuals and that truth is made on historical and geographical conditions, use the archeology of Foucault to analyze how these movements of demonstrators challenged the hosting of the World Cup in football country. For this feature to FIFA as an imperial agent and demonstrations as a materialization of the crowd, both those theories derived from the work of Hardt and Negri. With such analytical assumptions, we were led to the identification of 02 discursive formations that lead to our theoretical conceptions related to the demonstrations and the governing body of football, in addition to identifying the strong match between the social classes that make up these two conceptions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Henrique Cassiano Nascimento de Oliveira.pdf9,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons