Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27907

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorALCANTARA, João André da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-03T20:19:46Z-
dc.date.available2018-12-03T20:19:46Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27907-
dc.description.abstractNa região Nordeste, onde discursivamente se reiteram moldes heteronormativos e conservadores de ser masculino, vemos como alguns cantores moldam masculinidades dissidentes em seus videoclipes, e se afastam destas normatividades na produção musical. O objetivo desse estudo é compreender as construções de diferentes performances de gênero nos videoclipes, regidos sob dinâmicas da música popular massiva. O exercício é aplicado em análises das produções do cantor cearense Daniel Peixoto e do pernambucano Johnny Hooker. Em suas performances, os cantores se utilizam de figurinos, maquiagens e gestualidades que não se adequam aos moldes do que Albuquerque Jr. (2014) descrevera como a idealização de um “tipo nordestino”, e fogem, em momentos, das próprias normatividades do “ser masculino”. Estas observações são amparadas por estudos de gênero, como em Butler (2015), Lopes Louro (2004), Welzer-Lang (2004), bem como pelos estudos de música e de gêneros musicais, em Janotti Jr. (2006), Pereira de Sá (2016), Soares (2009) e Trotta (2014). A pesquisa traz considerações da atuação destes cantores em relação aos diferentes gêneros musicais da região nordeste, os acionamentos às suas referências musicais e locais e/ ou cosmopolitas de suas produções. Também passa pelas formas de compreensão das performances e da configuração do videoclipe em diferentes contextos. Por fim, os aspectos observados nas produções dos cantores apontam para a compreensão de que as (des)construções masculinas na música popular massiva podem ser lidas pelo exercício de contextualização radical (Grossberg, 2010), na elaboração de análises que considerem as pré-inscrições dos gêneros musicais e de performances de gênero, conjuntamente, no videoclipe pós-MTV.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectMasculinidadespt_BR
dc.subjectMúsica Popular Massivapt_BR
dc.subjectGêneros musicaispt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleAs (des)construções do macho nordestino em videoclipes: um estudo das perfomances de Daniel Peixoto e Johnny Hookerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9435368393301216pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn the brazilian northeast, where heteronormative and conservative male models are discursively reiterated, we see how some singers shape dissident masculinities in their music videos, and move away from this heteronormativity by the musical production. The purpose of this study is to understand the constructions of different gender performances in music videos, governed under the dynamics of pop music. The exercise is applied in the analysis of the productions of Daniel Peixoto, singer from Ceará, and Johnny Hooker, from Pernambuco. In their performances, the singers use of costumes, make-up and gestures that do not fit the molds of what Albuquerque Jr. (2014) described as the idealization of a "northeastern type", and at times flee from the very norms of "be masculine ". These observations are supported by gender studies, such as Butler (2015), Lopes Louro (2004), Welzer-Lang (2004), as well as studies of music and musical genres in Janotti Jr. (2006), Pereira de Sá (2016), Soares (2009) and Trotta (2014). The research brings into consideration the performance of these singers in relation to the different musical genres of the brazilian northeast region, and the activations of their musical references and local and / or cosmopolitan in their audiovisual productions. The study also goes through ways of understanding performances and configuring the video clip in different contexts. Finally, the aspects observed in the singer’s productions point to the understanding that the masculinities desconstructions in the pop music can be read by the exercise of radical contextualization (Grossberg, 2010), in the elaboration of analysys that consider the pre-inscriptions of musical genres and gender performances associated in the post-MTV music videos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João André da Silva Alcantara.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons