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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27653

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorLIMA, Elivane Martins de-
dc.date.accessioned2018-11-21T21:44:25Z-
dc.date.available2018-11-21T21:44:25Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.date.submitted2018-11-21-
dc.identifier.citationLIMA, E. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27653-
dc.description.abstractA alimentação é considerada um dos fatores ambientais que exerce influência no desenvolvimento infantil, portanto é indispensável a promoção da alimentação saudável na infância, pois é nesse momento que os hábitos alimentares estão sendo formados, os quais podem perdurar na fase adulta. Desenvolver ações de educação alimentar e nutricional (EAN) para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em uma escola rural do município de Moreno, Pernambuco. Estudo realizado no período de fevereiro a maio de 2018, envolvendo a participação de 22 pré-escolares e escolares. Para a realização das atividades de EAN, inicialmente realizou-se o diagnóstico, por meio da aplicação do questionário de frequência alimentar para identificação dos hábitos alimentares das crianças. Posteriormente foram realizadas sete atividades educativas sobre alimentação adequada e saudável. Ao analisar a frequência alimentar das crianças, destaca-se o consumo diário de suco natural da fruta, leite, arroz, carne bovina, feijão, maçã e alimentos ultraprocessados, enquanto os alimentos nunca ou raramente consumidos foram couve, azeite de oliva, carne suína e pão integral. Com relação às atividades educativas realizadas, verificou-se que as crianças foram bastante participativas, o que favoreceu a aprendizagem da temática abordada, podendo ser comprovado durante as avaliações das atividades. Pode-se constatar a elevada frequência do consumo diário de alimentos industrializados e a baixa ingestão de frutas e vegetais, sendo que tais hábitos contribuem para o desenvolvimento de agravos à saúde. Foi possível identificar interesse e participação dos escolares, de modo a corroborar com a compreensão da alimentação saudável e seus benefícios para o crescimento infantil adequado. A inserção da EAN no ambiente escolar contribui para a ampliação da promoção da alimentação adequada e saudável, como também a redução da incidência de doenças crônicas não transmissíveis.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectComportamento Alimentarpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleAções de educação alimentar e nutricional para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em uma escola da zona rural do município de Moreno/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Elisiandre Martins de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2pt_BR
dc.description.abstractxFood is considered one of the environmental factors that influence infant development, therefore it is essential to promote healthy eating in childhood, because it is at that moment that eating habits are being formed, which can last in adulthood. To develop actions of food and nutritional education for the promotion of healthy eating habits in a rural school in the municipality of Moreno, Pernambuco. A study conducted from February to May 2018, involving the participation of 22 preschoolers and schoolchildren. For the accomplishment of the EAN activities, the diagnosis was initially made, through the application of the food frequency questionnaire to identify the eating habits of the children. Subsequently, seven educational activities were carried out on adequate and healthy food. The daily consumption of natural fruit juice, milk, rice, beef, beans, apple and ultraprocessed foods, while the food never or rarely consumed were kale, olive oil, pork, and wholemeal bread. With regard to the educational activities carried out, it was verified that the children were very participative, which favored the learning of the topic addressed, and can be proven during the evaluations of the activities. It can be observed the high frequency of daily consumption of processed foods and the low intake of fruits and vegetables, such habits contribute to the development of health problems. It was possible to identify the interest and participation of schoolchildren in order to corroborate with the understanding of healthy eating and its benefits for adequate child growth. The inclusion of EAN in the school environment contributes to the expansion of the promotion of adequate and healthy food, as well as the reduction of the incidence of chronic non-communicable diseases.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4300030Y5pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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