Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27587

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorRAMOS, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2018-11-20T21:13:28Z-
dc.date.available2018-11-20T21:13:28Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.citationRAMOS, C. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27587-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de tecnologia assistiva nas aulas de educação física e como esta favorece a inclusão do aluno com necessidades especiais, no contexto educacional brasileiro, há uma grande inquietação com a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares, garantido pela legislação nacional. É partindo desse contexto que a temática: o uso da tecnologia assistiva nas aulas de educação física envolvendo alunos com necessidades educacionais nos proporcionará um novo olhar para os alunos com necessidades especiais, no qual muitas se tornam excluídas das atividades físicas, ou seja, o professor precisa ser apto a trabalhar com a diferença e mostrar que o diferente também precisa ter suas práticas esportivas, para que assim elas possam se sentir úteis e elevar sua autoestima. Desse modo, faz-se necessário ter clareza quanto sua importante influência sobre o indivíduo como um ser social. Nos últimos anos a inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade é um fato. Um desses espaços é a educação, gerando uma grande inquietação e preocupação com a inclusão desses alunos nas escolas regulares. Tomando como campo a escola regular, uma das preocupações estaria centrada nas aulas de Educação Física, por falta de material adequado para obter um bom desempenho dos alunos incluídos. Em linhas gerais, o presente estudo apresenta referenciais metodológicos de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é refletir sobre as informações contidas na bibliografia selecionada. Segundo Gil (1999, p. 65), uma pesquisa bibliográfica deve ser desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Por fim, as considerações finais buscarão refletir sobre o processo de mudanças ocorrido nas práticas pedagógicas, proporcionando desafios que deverá ser enfrentando, diante do novo, destacando assim a importante contribuição que essa mudança trouxe para a construção do processo de aprendizagem dos alunos com necessidade especial.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.titleO uso de tecnologia assistiva para as aulas de educação física envolvendo alunos com necessidades educacionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the use of assistive technology in physical education classes and how it favors the inclusion of the student with special needs in the Brazilian educational context, there is a great concern with the inclusion of students with special needs in regular schools, guaranteed by national law. It is from this context that the theme: the use of assistive technology in physical education classes involving students with educational needs will give us a new look at for students with special needs, in which many become excluded from physical activities, that is, the teacher must be able to work with the difference and show that the different also needs to have their sports practices, so that they can feel useful and raise their selfesteem. In this way, it is necessary to have clarity as to its important influence on the individual as a social being. In recent years the inclusion of people with special needs in society is a fact. One of these spaces is education, generating great concern and concern about the inclusion of these students in regular schools. Taking as a regular school field, one of the concerns would be centered in the Physical Education classes, for lack of adequate material to obtain a good performance of the students included. In general terms, the present study presents methodological references of a bibliographical research, whose purpose is to reflect on the information contained in the selected bibliography. According to Gil (1999, 65), a bibliographical research must be developed from material already elaborated, consisting mainly of books and scientific articles. Finally, the final considerations will seek to reflect on the process of changes occurred in pedagogical practices, providing challenges that must be faced, before the new, highlighting the important contribution that this change has brought to the construction of the learning process from the students in need Special.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMOS, Camila da Silva.pdf779,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons