Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27571

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorFERNANDES, Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2018-11-20T19:14:11Z-
dc.date.available2018-11-20T19:14:11Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.citationFERNANDES, M. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27571-
dc.description.abstractDiante das inquietações, reveladas na busca da compreensão sobre o universo escolar, e qual caminho metodológico-didático o professor deve encaminhar-se, sendo sempre confrontado, por diversas outras estruturas sociais, que também são influenciadoras e formadoras de opiniões, em específico no ensino dos conteúdos da educação física e na barreira atitudinal sobre as danças e sua ligação histórica com as referências étnicas (afrodescendentes). Esse trabalho consiste em pesquisar e ressignificar nosso olhar sobre a prática da dança afro-brasileira enquanto conteúdo da educação física escolar. A presente pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, onde utilizou-se como fontes: Artigos, Dissertações, teses e ANAIS de congressos nacionais nos períodos entre 2010 a 2018, como as palavras chaves: dança afro-brasileira educação física, Maracatu na educação física escolar, dança Negra nas aulas de educação física escolar e dança dos orixás na educação física escolar. Também nos pautamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que preconiza o conteúdo danças afro-brasileira, mostrando a importância da cultura afro brasileira para a construção subjetiva da identidade e educação social. O objetivo central Verificar através de pesquisa bibliográfica estudos relacionados a dança afrobrasileira no Âmbito da Educação (Física) escolar. Dificuldades, foram encontradas desde a primeira tentativa de pesquisa sobre o tema, tendo em vista que poucas foram os resultados satisfatório em relação, a educação física e a dança afrobrasileira, que se faz necessário uma preocupação sobre as práticas corporais e o estudo das relações étnico- raciais. O presente trabalho não pretende esgotar o assunto em questão, mas pretende colaborar para que os professores na área de Educação possam ressignificar seu olhar sobre a práxis das danças afro-brasileiras no chão da escola, e chegar a uma compreensão a partir do estudo, de como é estabelecido os critérios e para essa barreira, não verbal da dança afro-brasileira, na escola.pt_BR
dc.format.extent48 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectDança afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura Afropt_BR
dc.titleDança Afro-Brasileira: Uma revisão das propostas pedagógicas na Educação (Física)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559214Z7pt_BR
dc.description.abstractxFaced with the restlessness, revealed in the search for understanding about the school universe, and what methodological-didactic path the teacher should go, always being confronted, by several other social structures, which are also influencing and forming opinions, specifically in teaching of the contents of physical education and the attitudinal barrier on dances and their historical connection with ethnic (Afro-descendant) references. This work consists of researching and resignifying our view on the practice of Afro-Brazilian dance as a content of school physical education. The present research is characterized as bibliographical, where it was used as sources: Articles, Dissertations, theses and ANAIS of national congresses in the periods between 2010 to 2018, as the key words: Afro-Brazilian dance physical education, Maracatu in physical education at school , Black Dance in school physical education classes and orixás dance in school physical education. We also focus on the National Curricular Parameters (PCNs), which advocates the content of Afro-Brazilian dances, showing the importance of Afro-Brazilian culture for the subjective construction of identity and social education. The central objective Check through bibliographical research studies related to Afro-Brazilian dance in the scope of School (Physical) Education. Difficulties have been found since the first attempt of research on the subject, given that few satisfactory results have been achieved in relation to physical education and Afro-Brazilian dance, which requires a concern about corporal practices and the study of ethnic-racial relations. The present work does not intend to exhaust the subject in question, but it intends to collaborate so that the teachers in the Education area can resignify their look on the praxis of Afro-Brazilian dances on the school floor, and arrive at an understanding from the study, of how the criteria and for this non-verbal barrier of Afro-Brazilian dance in school are established.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES, Maria da Conceição.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons