Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27564

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.contributor.authorPEDRO, Jandson José de Medeiros-
dc.date.accessioned2018-11-20T18:47:57Z-
dc.date.available2018-11-20T18:47:57Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.date.submitted2018-11-20-
dc.identifier.citationPEDRO, J. J. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27564-
dc.description.abstractA educação física no Brasil possui marcos documentais a partir da Academia Real Militar, em 1810. Sua implantação no contexto escolar data 1851 através da reforma Couto Ferraz, reiterando vínculo a projetos político-sociais conduzidos no País. Contudo, o esforço físico da disciplina foi motivo de proibição de pais e responsáveis em relação ao componente curricular. Somente após parecer de Rui Barbosa acerca da Reforma Leôncio de Carvalho em 1882, a ginástica foi incluída nas aulas de Educação Física e apresentou compreensão equiparada dos professores em relação a este componente curricular frente a outras disciplinas. Configurava-se necessário para a conjuntura nacional educar o corpo físico e formar indivíduos saudáveis e disciplinados, que servissem para promover a eugenia da população. São notórios processos de inclusão/exclusão envolvendo relações de gêneros nas aulas de educação física, com repercussões na formação humana através da escolarização. Por esta razão, o laboro voltado à revisão de literatura, exploratório quanto a seus objetivos, apresenta qualitativamente conhecimentos provenientes de artigos, teses e dissertações que relacionam história, sociedade, relações de gênero e educação física. Os materiais coletados sofreram leitura seletiva e analítica, para identificação de categorias encontradas no material bibliográfico, tais como: dificuldade na formação do profissional (n: 2), aspectos tradicionais da área da disciplina (n: 12), mídia (n: 2), patrão masculino da área (n: 11), aspectos biológicos (n: 7), dimensões sexistas (n: 8), políticas públicas (n: 1), ensino infantil (n: 2), roupas (n: 2), aulas separadas por sexo (n: 6) e aulas mista (n: 1). Para reverter esse quadro de desigualdades e exclusões, foram extraídas 8 categorias de abordagem inclusivas sugeridas pelos autores, que são: mídia (n:1), composição da aula (n:13), pesquisa (n:3), formação superior (n:1), relação professor/aluno (n: 3), coeducação (n:5), habilidade motora (n:1) e engajamento escola/sociedade (n:1). As aulas coeducativas de acordo com a discussão proveniente do material avaliado têm se que permitem a participação dos alunos para construção de uma educação mais igualitária, conduzindo as aulas de educação física como um lócus de desconstruções de preconceitos e superações de desigualdade principalmente para o gênero feminino que é o mais prejudicado no que tange às vivências corporais.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.titleSociedade, escola e educação física no Brasil: implicações nas relações de gêneropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274881J3pt_BR
dc.description.abstractxPhysical education in Brazil has documentary milestones from the Royal Military Academy in 1810. Its implementation in the school context dates back to 1851 through the Couto Ferraz reform, reiterating a link to political-social projects conducted in Brazil. However, the physical effort of the discipline was prohibition of parents and guardians in relation to the curricular component. Only after Rui Barbosa's opinion about the Leôncio de Carvalho Reform in 1882, gymnastics was included in Physical Education classes and presented a similar understanding of teachers in relation to this curricular component compared to other disciplines. It was necessary for the national context to educate the physical body and to form healthy and disciplined individuals who would serve to promote the eugenics of the population. There are notorious inclusion / exclusion processes involving gender relations in physical education classes, with repercussions on human formation through schooling. For this reason, the work focused on the literature review, exploratory regarding its objectives, presents qualitatively knowledge from articles, theses and dissertations that relate history, society, gender relations and physical education. (N: 2), traditional aspects of the area of the subject (n: 12), media (n: 2), and other aspects of the literature (n: 2), gender (n: 8), gender (n: 8), public policies (n: 1), child education classes separated by sex (n: 6) and mixed classes (n: 1). In order to revert this picture of inequalities and exclusions, 8 categories of inclusive approaches suggested by the authors were extracted: media (n: 1), class composition (n: 13), research (n: 3), higher education : 1), teacher / student ratio (n: 3), coeducation (n: 5), motor skill (n: 1) and school / society engagement (n: 1). The coeducative classes according to the discussion coming from the evaluated material have been that they allow the participation of the students to construct a more egalitarian education, conducting the classes of physical education as a locus of deconstruction of prejudices and overcoming of inequality mainly for the feminine gender who is the most impaired when it comes to bodily experiences.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO, Jandson José de Medeiros.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons