Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTTA, Antonio-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli-
dc.date.accessioned2018-11-14T18:33:54Z-
dc.date.available2018-11-14T18:33:54Z-
dc.date.issued2008-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492-
dc.descriptionNome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Limapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo das relações de gênero tendo como enfoque as construções de masculinidades a partir da perspectiva do consumo em grupos populares, o qual é concebido como um demarcador de relações sociais, cujas questões simbólicas são produzidas, negociadas e ratificadas. Neste sentido, reflito sobre o significado que assume, em especial para os homens, alguns objetos consumidos e em que medida eles repercutem em representações de gênero e masculinidades. As questões norteadoras desse estudo dizem respeito ao entendimento, por meio dos objetos consumidos, das relações de gênero e masculinidades; como tais objetos são adquiridos e quais as motivações simbólicas desse consumo. Os interlocutores dessa pesquisa são homens e mulheres residentes nas comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, na cidade de João Pessoa, Paraíba. A abordagem metodológica qualitativa consistiu em conversas informais, observações etnográficas e entrevistas semi-estruturadas. Foi observada a ocorrência de distinções/prestígios através da aquisição de certos objetos (celular, televisão, aparelho de som). Os modelos de gênero e de geração são percebidos no momento das compras, efetuadas por homens e mulheres, ocasionando consensos e divergências em relação às escolhas dos produtos direcionados à família. Por fim, constatei como as aquisições, realizadas por homens, de determinados bens de consumo (produtos estéticos, bebida alcoólicas) e a prática de determinadas atividades, a exemplo das partidas de dominó expressam e engendram masculinidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectConsumidores - Atitudept_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleOs homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1278375635746927pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000915103413742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a genre relation’s survey having as its goal the male constructions regarding popular (low income) groups’ consumption perspectives, in which it is conceived as a social relation boundary, which symbolic arguments are produced, negotiated and reassured. Following this plot, I reflect over the meaning that takes part, especially for men, some consumed objects and how they echoed in genre representations and manhood. The questions in this paper relate to understanding, through consumed objects, through genre relationships and manhood; how these objects are acquired and what are the symbolic motivations in this consume. The interlocutors of this research are men and women that live in Padre Hilton Bandeira and São Rafael communities, at the city of João Pessoa, Paraíba. The methodological qualitative approach consisted in informal chats, ethnographic observations and semi-structured interviews. It was observed some distinction/prestige over some objects acquisition (mobile phones, televisions, sound systems). The genre and generation templates are noticed at the moment of shopping, performed by men and women, causing consent and deviation related to the products choices for the family. Lastly, I found that the acquisition, made by men, of certain consume goods (beauty products, liquor) and the practice of some activities, domino plays for example, express and engenders manhood.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Christina Gladys de Mingareli Nogueira.pdf2,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons