Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2746
Título: Estruturas de aceleração para Ray Tracing em tempo real: um estudo comparativo
Autor(es): Lira dos Santos, Artur
Palavras-chave: Ray tracing; GPU; Estruturas de aceleração; Sparse box grid; RT2
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lira dos Santos, Artur; Teichrieb, Verônica. Estruturas de aceleração para Ray Tracing em tempo real: um estudo comparativo. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O poder computacional atual das GPUs possibilita a execução de complexos algoritmos massivamente paralelos, como algoritmos de busca em estruturas de dados específicas para ray tracing em tempo real, comumente conhecidas como estruturas de aceleração. Esta dissertação descreve em detalhes o estudo e implementação de dezesseis diferentes algoritmos de travessia de estruturas de aceleração, utilizando o framework de CUDA, da NVIDIA. Este estudo comparativo teve o intuito de determinar as vantagens e desvantagens de cada técnica, em termos de performance, consumo de memória, grau de divergência em desvios e escalabilidade em múltiplas GPUs. Uma nova estrutura de aceleração, chamada Sparse Box Grid, também é proposta, além de dois novos algoritmos de busca, focando em melhoria de performance. Tais algoritmos são capazes de alcançar speedups de até 2.5x quando comparado com implementações recentes de travessias em GPU. Como consequência, é possível obter simulação em tempo real de cenas com milhões de primitivas para imagens com 1408x768 de resolução
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2746
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6997_1.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.