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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27455
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | COSTA, Emilia Chagas | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Érica Priscila da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T18:40:58Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T18:40:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, E. P. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27455 | - |
dc.description.abstract | O Programa de Saúde da família, criado na década de 90, foi uma das principais estratégias adotadas pelo Brasil para reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais em todos os níveis de assistência, que passou a ser chamado de estratégia de Saúde da Família, diante da limitação do formato de programa. A partir do sucesso desta estratégia, ampliam-se suas ações com a criação dos Núcleos Ampliados de Saúde das Famílias que tem conta com uma equipe multiprofissional, que conta com diversas especialidades incluindo o profissional de educação física. Analisar as características da atuação dos profissionais de educação física inseridos no Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Trata-se de um estudo de revisão da literatura que será realizado a partir de buscas em base de dados, busca manual em periódicos brasileiros não indexados e a busca específica por autores. A busca foi conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde, Lilacs, Medline/PubMed, e SciELO, durante o período de outubro de 2017 a abril de 2018. Tendo como critérios de inclusão artigos publicados entre o ano de 2000 a 2018. O critério de exclusão foram artigos publicados antes do ano 2000 e que não descrevam a realidade brasileira. A inserção do profissional na atenção básica está garantido pelas politicas de promoção da saúde e de atenção básica, no entanto atividades propostas pelas politicas ainda diferem aquelas observadas na prática que tem influências na formação universitária pautado no modelo curativo, este um dos maiores desafios da atuação do PEF. A inserção do PEF no NASF possibilitou tratamento da população, contribuindo para a mudanças de estilo de vida e do perfil epidemiológico. Conclui-se que a inserção do Profissional de Educação Física, na equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, é de fundamental importância para a população e, mas também é a legitimação do reconhecimento da educação física enquanto profissão da saúde, e da atividade física enquanto pauta da Saúde Pública. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.subject | Profissional de Educação Física | pt_BR |
dc.title | Atuação do profissional de educação física nos núcleos ampliados de saúde da família – NASFs e atenção básica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771540J9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The family health program, created in the 1990s, was one of the main strategies adopted by Brazil for the reorganization of services and reorientation of professionals at all levels of care, which became known as the family health strategy, Para. the front of the program format. As a result of the success of this strategy, actions are expanded with the creation of Expanded Health Units of families with a multiprofessional team, which has the most diverse specialties of the physical education professional. To analyze the leadership characteristics of physical education professionals included in the Family Health Support Unit. This is a literature review that is performed in database searches, manual search in nonindexed Brazilian periodicals and a search by authors. The search will be conducted in the Virtual Health Library, Lilacs, Medline / PubMed, and SciELO, during the period from October 2017 to April 2018. Its publication access criterion is 2000 to 2018. year 2000 2000 and that do not describe the Brazilian reality. The insertion of the professional in the strategy is guaranteed by the health promotion policies and the basic attention, as the teaching strategies still offer the practiced practices that influence the university formation in the curative model, and the challenges of the action. make PEF. The insertion of PEF into the NASF enabled the treatment of the population, contributing to changes in lifestyle and epidemiological profile. We conclude the insertion of the Physical Education professional in the Expanded Family Health Center, it is of fundamental importance for the population and also, it is a legitimation of the recognition of physical education, while health and physical activity as a Public Health agenda. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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