Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2715
Título: Materialização seletiva de dados baseada em critérios de qualidade
Autor(es): AMARAL, Haroldo José Costa do
Palavras-chave: Sistema de integração de dados; Abordagem; Arquitetura híbrida; Data warehouse; Seleção de dados à materialização; Critérios de qualidade; Manutenção de dados materializados
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: José Costa do Amaral, Haroldo; Carolina Brandão Salgado, Ana. Materialização seletiva de dados baseada em critérios de qualidade. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Sistemas de integração de dados oferecem acesso uniforme a informações distribuídas em fontes autônomas e heterogêneas, através de um esquema integrado que compõe uma visão integrada das fontes. Normalmente, duas abordagens podem ser usadas na construção de sistemas de integração de dados, onde cada uma segue uma arquitetura de implementação: as abordagens virtual e materializada. Na abordagem virtual, implementada pela arquitetura de mediadores, as informações são recuperadas sob demanda diretamente das fontes de dados. Por outro lado, na abordagem materializada (warehousing), implementada pela arquitetura de data warehouse, as informações relevantes são recuperadas com antecedência, integradas e armazenadas em um repositório central, comumente chamado de data warehouse, de forma que uma consulta é avaliada diretamente nesse repositório. O sistema de integração de dados Integra, em desenvolvimento pelo Centro de Informática da UFPE, combina recursos de ambas as abordagens, com suporte ao processamento de consultas virtuais e materializadas. O Integra foi desenvolvido usando a arquitetura de mediadores (abordagem virtual) com recursos de materialização (abordagem materializada), compondo uma abordagem híbrida de integração de dados. A abordagem híbrida é proposta como uma forma de otimizar a performance do sistema de integração, uma vez que a inserção de mecanismos de materialização funciona como um mecanismo otimizador no processamento de consultas, além de aumentar a disponibilidade do sistema, principalmente se for feita uma seleção criteriosa dos dados que serão materializados. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver e implementar os processos de materialização de dados e de manutenção desses dados materializados, no contexto da proposta definida pelo sistema Integra. A estratégia de materialização é baseada na seleção parcial de dados, mediante análise de critérios de qualidade e custo, refletindo as características das fontes e das consultas. Para tal, o processo de materialização ainda conta com o desenvolvimento de métodos para estimar os critérios. Na arquitetura do sistema Integra, o módulo responsável pela materialização e manutenção dos dados materializados é o Gerenciador do Data Warehouse. Sendo assim, este trabalho visa, também, o desenvolvimento (funcionalidades) e implementação desse módulo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2715
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6689_1.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.