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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27126

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDE NARDI, Fabiele Stockmans-
dc.contributor.authorLUCENA, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2018-10-01T22:09:24Z-
dc.date.available2018-10-01T22:09:24Z-
dc.date.issued2017-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27126-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como se constrói discursivamente, na Carta Cultural Ibero-Americana e no Documento de Desenvolvimento da Carta, a ideia de um espaço e uma cultura comum por meio da qual se sustenta a proposta de integração ibero-americana. Para fundamentar a discussão, temos como aporte teórico a Análise do Discurso de linha pecheuxtiana que nos oferece elementos necessários para compreender como se articulam, nos discursos desses dois documentos, diferentes discursos outros, entre memórias e silenciamentos, através dos quais se constrói um imaginário sobre o espaço, a cultura e a integração da Ibero-América. Nosso ponto de partida é o pressuposto de que, com a ideia de integração, surge a necessidade de se colocar em evidência algo em comum, capaz de provocar nos sujeitos uma identificação com esse espaço e servir como elemento legitimador de tal proposta. Com isso, exploramos teoricamente as noções de espaço, cultura e designação com vistas a compreender: como se constrói discursivamente o espaço cultural ibero-americano, como se dá a representação da cultura nesse espaço e como essas questões vão se marcando, na materialidade da língua, a fim de construir uma estabilização de sentidos através das designações integración, cooperación e intercambio. Dessa forma, analisando os efeitos de sentidos da construção de um imaginário cultural sobre a Ibero-América, foi possível observar a naturalização de certos sentidos produzidos em torno desse espaço - como o de que todos esses países têm em comum uma formação histórica e cultural semelhante - apagando dizeres outros – a exemplo da questão da colonização e da miscigenação. Os resultados das análises apontam que esses documentos funcionam definindo e regulando o modo de ver e pensar o espaço cultural ibero-americano, visando o reconhecimento e a identificação do sujeito ibero-americano. Por fim, essa identificação ocorre em um espaço que é ideológico, politico e discursivo, atravessado pelo “efeito cultura” que constrói uma unidade, culminando com o sempre-já-sentido de integração.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectDesignaçãopt_BR
dc.subjectIbero-Américapt_BR
dc.titleO espaço, a cultura e a integração ibero-americana: uma análise discursiva da construção de um espaço cultural compartilhadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6778540327353206pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5498953650037116pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tiene como objetivo analizar cómo se construye discursivamente, en la Carta Cultural Iberoamericana y en el Documento de Desarrollo de la Carta, la idea de un espacio y una cultura común desde la cual se sustenta la propuesta de integración iberoamericana. Para fundamentar la discusión, trabajamos con la teoría del Análisis del Discurso de línea pecheuxtiana que nos aporta elementos necesarios para comprender como se articulan, en los discursos de esos dos documentos, distintos discursos otros, entre memorias y silenciamientos a través de los cuales se construye un imaginario sobre el espacio, la cultura y la integración de Ibero-América. Nuestro punto de partida es el presupuesto de que con la idea de integración surge la necesidad de ponerse en evidencia algo en común, capaz de provocar en los sujetos una identificación con ese espacio y servir como elemento legitimador de tal propuesta. Con eso, explotamos teóricamente las nociones de espacio, cultura y designación con el objetivo de comprender: cómo se construye discursivamente el espacio cultural iberoamericano, cómo la cultura es representada en ese espacio y cómo esas cuestiones van se marcando en la materialidad de la lengua con el fin de construir una estabilización de sentidos, a través de las designaciones integración, cooperación e intercambio. De ese modo, analizando los efectos de la construcción de un imaginario cultural sobre Iberoamérica, fue posible observar la naturalización de sentidos específicos alrededor de ese espacio – como el de que todos los países tienen en común una formación histórica y cultural semejante - apagando discursos otros – a ejemplo de la cuestión de la colonización y del mestizaje. Los resultados del análisis apuntan que los documentos actúan definiendo y regulando un modo de ver y pensar el espacio cultural ibero-americano, visando el reconocimiento y la identificación del sujeto ibero-americano. Por fin, esa identificación ocurre en un espacio que es ideológico, político y discursivo, atravesado por el “efecto cultura” que actúa para una unidad, resultando como el siempre-ya-sentido de integración.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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