Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27105

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Roberta Bivar Carneiro-
dc.contributor.authorSOUZA, Alana Julyellen Sá Leitão Braga de-
dc.date.accessioned2018-09-28T18:54:50Z-
dc.date.available2018-09-28T18:54:50Z-
dc.date.issued2016-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27105-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou como crianças vivenciam sua religiosidade e negociam suas crenças, valores e práticas. As crianças estudadas eram estudantes do 3ª ano do ensino fundamental (entre 8 e 9 anos) de uma escola pública de Abreu e Lima, cidade onde 41% de sua população se declara evangélica. O universo empírico, no qual encontrei um grande número de meninas ligadas Assembleia de Deus entusiastas de suas práticas, me levou a investigar questões relativas a produção da feminilidade, associada à da religiosidade. Todas as questões analisadas aqui foram trazidas como importantes pelos próprios pesquisados. Eles pareciam tentar articular a pergunta que Lambeerk (2015) define como a primeira para pensar ética “como viver? ”. Ou nos termos dos próprios pesquisados “se eu mentir a vida toda e pedir perdão no fim eu vou ser salvo?. Assim o leitor encontrará os sujeitos dessa pesquisa representados diante de uma escolha sobre o que é moralmente certo e tentando responder a essas perguntas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectCrianças cristãspt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title“Tia, o que é religião?”: Religião, moral e corpo entre crianças na cidade mais evangélica do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1835355061161340pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8343402717114526pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates how children live their religiosity and negotiate believes, values and practices. Those children are from an elementary school (between 8 and 9 years old) in Abreu e Lima, city where 41% of population identifies themselves as evangelicals. The empiric university - where I find a great number of girls associated to de Assembly of God who are enthusiastic of their practices – guided me to investigate about the production of femininity, associated to the religiosity. The questions analyzed here where brought as important by the own researched. They seem try to ask what Lambeerk (2015) defines as the first question to think ethics “how to live?” Alternatively, in their own terms “If I lie during my whole life e ask for forgiveness in the end I will be saved?” Thereby, the reader will find this research subject facing the choice about what is morally correct and trying to answer those questions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alana Julyellen Sá Leitão Braga de Souza.pdf1,61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons