Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2701
Title: CMF: um framework multi-plataforma para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
Authors: Guedes Ferreira Barros, Tiago
Keywords: Aplicações para celulares;BREW;Embedded linux;Frameworks de aplicações;Dispositivos móveis;Ambientes de desenvolvimento;IDE;Eclipse;Padrões de projeto;MVC
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Guedes Ferreira Barros, Tiago; Luís de Medeiros Santos, Andre. CMF: um framework multi-plataforma para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Com o crescimento da tecnologia de telefonia celular, estes dispositivos passaram cada vez mais a focar seus objetivos em processamento e transmissão de dados. Devido ao seu grande poder de conectividade e a sua mobilidade, os celulares também se tornaram uma potencial plataforma para o desenvolvimento de aplicações. Desta forma, os fabricantes de aparelhos passaram a disponibilizar plataformas de desenvolvimento para que terceiros pudessem desenvolver aplicações para os seus celulares. A primeira iniciativa neste sentido foi a inclusão de uma máquina virtual Java nos telefones TDMA e GSM; e um ambiente de execução de aplicações chamado BREW para CDMA. Com a evolução do hardware dos dispositivos, começou-se a adotar sistemas operacionais abertos como: Symbian; Windows Mobile; e Embedded linux. Estes sistemas operacionais também permitem o desenvolvimento de aplicações por terceiros. Assim, percebe-se que não existe uma plataforma padrão para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Para que uma aplicação possa ser instalada no maior número de dispositivos possível, esta deve ser portada entre as diferentes plataformas de desenvolvimento. Além disto, todas estas plataformas de desenvolvimento são dirigidas a eventos. No entanto, elas não oferecem uma arquitetura que facilite o desenvolvimento de aplicações desta forma. O objetivo deste trabalho é especificar e implementar um framework de aplicações para dispositivos móveis que minimize o esforço de porting de aplicações entre as plataformas. Deve ser disponibilizada também uma arquitetura que auxilie o desenvolvimento de aplicações dirigidas a eventos. Além disto, visa-se propor uma solução para um ambiente de desenvolvimento multi-plataforma que seja integrado ao Framework proposto e auxilie na interoperabilidade do desenvolvimento em várias plataformas diferentes. Este objetivo foi alcançado através da implementação do CMF - C.E.S.A.R Mobile Framework - framework multi-plataforma de aplicações para dispositivos móveis; e do Gluon, ambiente de desenvolvimento para estes dispositivos. O CMF auxilia o desenvolvimento de aplicações dirigidas a eventos e permite que uma aplicação que foi desenvolvida para uma determinada plataforma possa ser executada em outras plataformas, sem que seu código seja alterado. O Gluon possibilita um aumento de produtividade no desenvolvimento destas aplicações, automatizando várias tarefas de configuração de ambiente, compilação e depuração do código, permitindo que o desenvolvedor foque no desenvolvimento da aplicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2701
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6548_1.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.