Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2700

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins dept_BR
dc.contributor.authorCARVALHO, Thayssa Águila da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:00:23Z
dc.date.available2014-06-12T16:00:23Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationÁguila da Rocha Carvalho, Thayssa; Marcos Lins de Vasconcelos, Alexandre. Uma proposta de acordo de nível de serviço para fábricas de software. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2700
dc.description.abstractAs iniciativas de fábrica de software brasileiras têm se multiplicado e apresentado um crescimento considerável nos últimos anos, especialmente devido a fatores competitivos, uma vez que o próprio mercado nacional tem se tornado mais exigente em termos de qualidade do produto e de redução de custos. Associado à organização operacional e funcionamento interno da fábrica de software, um outro fator extremamente relevante no cenário atual é o relacionamento e manutenção do cliente, ou seja, a imagem da fábrica para o mundo exterior. A revolução no relacionamento entre prestadores e contratantes de serviços em geral, enfatizada na última década, potencializou a importância do fluxo de informações, fazendo com que as empresas busquem otimizar o seu operacional, aumentando fatores como a qualidade, a satisfação do cliente e a lucratividade, mantendo ainda assim uma redução nos custos. É neste contexto que se insere o Acordo de Nível de Serviço (ANS), instrumento utilizado para gerir o relacionamento entre cliente e fornecedor, embasado em indicadores de desempenho, que oferece visibilidade ao cliente e confere confiabilidade ao fornecedor, agregando valor na gestão de serviços de TI de uma forma geral. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de Acordo de Nível de Serviço para utilização no relacionamento com Fábricas de Software do tipo programa, considerando as especificidades deste relacionamento e sugerindo alguns indicadores importantes neste contexto. A proposta foi gerada a partir de pesquisa bibliográfica acerca do tema e observação de um estudo de caso realizado em uma empresa realpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFábrica de softwarept_BR
dc.subjectAcordo de nível de serviçopt_BR
dc.subjectGestão de serviçospt_BR
dc.subjectMedição de softwarept_BR
dc.titleUma proposta de acordo de nível de serviço para fábricas de softwarept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6538_1.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons