Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26807

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAES, Nelson Leitão-
dc.contributor.authorMOREIRA, Bruna Lorena Lira-
dc.date.accessioned2018-09-21T19:44:09Z-
dc.date.available2018-09-21T19:44:09Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26807-
dc.description.abstractEntre os anos de 2011 e 2014, o preço internacional do petróleo apresentou-se a um elevado. A Petrobrás vendia derivados de petróleo a um preço estabelecido pelo governo, menor que o internacional, para impedir que um aumento de preços fosse repassado ao mercado doméstico, caracterizando uma política de subsídio aos combustíveis derivados do petróleo. Através de um modelo macroeconômico, esse trabalho busca calcular as alterações ocorridas no consumo e na produção de combustíveis e dos demais bens da economia brasileira quando se retira o subsídio do preço do combustível, compensado por uma redução tributária. Os resultados mostram que a redução do subsídio sobre combustíveis, quando compensada com uma redução na tributação sobre consumo, capital ou trabalho, reduz o consumo de combustível e aumenta o consumo e a produção de outros bens. O trabalho aumenta nos setores que aumentam a produtividade e o salário se reduz. Quando se compensa a retirada do subsídio com a redução do tributo sobre combustível, o consumo e a produtividade de todos os bens aumenta, revelando-se um bom cenário econômico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCombustíveis fósseis – Brasilpt_BR
dc.subjectPetróleo – política tributáriapt_BR
dc.subjectModelos econométricospt_BR
dc.titleImpactos macroeconômicos da política de subsídio a combustíveis derivados do petróleo no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8492280865177311pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4398120005151498pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxBetween the years of 2011 and 2014, the international price of petroleum was high. Petrobras sold petroleum derivates at a price set by the government, smaller than the international price, to prevent a price increase from being inserted on to the domestic market, characterizing a subsidy policy for petroleum-derived fuels. Through a macroeconomic model, this work seeks to calculate the changes occurred in the consumption and production of fuels and other goods of the Brazilian economy when the subsidy of the fuel price is removed, compensated by a tax reduction. The results show that reducing the fuel subsidy, when offset by a reduction in taxation on consumption, capital or labor, reduces fuel consumption and increases consumption and production of other goods. Labor increases in sectors that raise productivity and wages decrease. When offsetting the withdrawal of the subsidy with the reduction of the tax on fuel, the consumption and the produtivity of all the goods increases, proving a good economic scenario.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bruna Lorena Lira Moreira.pdf926,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons