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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2678
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Crispim Vasconcelos, Germano | pt_BR |
dc.contributor.author | César Brandão de Oliveira, Humberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:00:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T16:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.citation | César Brandão de Oliveira, Humberto; Crispim Vasconcelos, Germano. Um modelo híbrido estocástico para tratamento do problema de roteamento de veículos com janela de tempo. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2678 | - |
dc.description.abstract | A alocação de veículos para uma determinada demanda de consumidores, espalhados geograficamente, está sujeita a uma explosão combinatória de possibilidades, devido às infinitas alternativas de escalonamento. Esta característica impossibilita, para grandes demandas, o tratamento deste problema por algoritmos exatos, ou seja, aqueles que buscam com garantia a solução ótima do problema. Em contrapartida, existem os métodos heurísticos, que são capazes de resolver tais problemas de forma satisfatória, mas não garantindo que a solução alcançada seja a melhor possível. Esta dissertação apresenta, como principal contribuição, um Sistema Híbrido (SH) para o conhecido Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo (PRVJT). Este SH é composto dos métodos (i) Recozimento Simulado Não Monotônico (RSNM), (ii) Subida na Encosta (SE) e (iii) Reinício Aleatório (RA). Os métodos foram combinados visando promover a diversificação e a intensificação na busca por soluções do PRVJT. Como contribuição secundária, este trabalho apresenta um arcabouço de métodos estatísticos que é capaz de ajustar parâmetros de sistemas estocásticos para otimização de desempenho. Os resultados dos experimentos realizados com o modelo proposto foram comparados com cada um dos melhores resultados individuais, alcançados anteriormente, pelos diferentes algoritmos conhecidos, para toda a base de dados de Solomon. Os resultados obtidos pelo SH se mostraram relevantes, tendo o método superado ou igualado 37 das 56 instâncias testadas, caracterizando o SH como um método eficaz e robusto no tratamento do PRVJT | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas híbridos | pt_BR |
dc.subject | Problema de roteamento de veículos com janela de Tempo | pt_BR |
dc.subject | Recozimento simulado | pt_BR |
dc.subject | Subida na encosta | pt_BR |
dc.subject | Reinício aleatório | pt_BR |
dc.title | Um modelo híbrido estocástico para tratamento do problema de roteamento de veículos com janela de tempo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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