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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2678

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCrispim Vasconcelos, Germano pt_BR
dc.contributor.authorCésar Brandão de Oliveira, Humbertopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:00:14Z-
dc.date.available2014-06-12T16:00:14Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationCésar Brandão de Oliveira, Humberto; Crispim Vasconcelos, Germano. Um modelo híbrido estocástico para tratamento do problema de roteamento de veículos com janela de tempo. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2678-
dc.description.abstractA alocação de veículos para uma determinada demanda de consumidores, espalhados geograficamente, está sujeita a uma explosão combinatória de possibilidades, devido às infinitas alternativas de escalonamento. Esta característica impossibilita, para grandes demandas, o tratamento deste problema por algoritmos exatos, ou seja, aqueles que buscam com garantia a solução ótima do problema. Em contrapartida, existem os métodos heurísticos, que são capazes de resolver tais problemas de forma satisfatória, mas não garantindo que a solução alcançada seja a melhor possível. Esta dissertação apresenta, como principal contribuição, um Sistema Híbrido (SH) para o conhecido Problema de Roteamento de Veículos com Janela de Tempo (PRVJT). Este SH é composto dos métodos (i) Recozimento Simulado Não Monotônico (RSNM), (ii) Subida na Encosta (SE) e (iii) Reinício Aleatório (RA). Os métodos foram combinados visando promover a diversificação e a intensificação na busca por soluções do PRVJT. Como contribuição secundária, este trabalho apresenta um arcabouço de métodos estatísticos que é capaz de ajustar parâmetros de sistemas estocásticos para otimização de desempenho. Os resultados dos experimentos realizados com o modelo proposto foram comparados com cada um dos melhores resultados individuais, alcançados anteriormente, pelos diferentes algoritmos conhecidos, para toda a base de dados de Solomon. Os resultados obtidos pelo SH se mostraram relevantes, tendo o método superado ou igualado 37 das 56 instâncias testadas, caracterizando o SH como um método eficaz e robusto no tratamento do PRVJTpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas híbridospt_BR
dc.subjectProblema de roteamento de veículos com janela de Tempopt_BR
dc.subjectRecozimento simuladopt_BR
dc.subjectSubida na encostapt_BR
dc.subjectReinício aleatóriopt_BR
dc.titleUm modelo híbrido estocástico para tratamento do problema de roteamento de veículos com janela de tempopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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