Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26604

Compartilhe esta página

Título: Recursos de ironia em interações digitais: um estudo do gênero compartilhamento de notícias
Autor(es): MARQUES, Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos
Palavras-chave: Ironia; Interação digital; Compartilhamento de notícias; Facebook
Data do documento: 23-Set-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Embora as investigações sobre a ironia sejam amplas, incluindo áreas como a Filosofia, a Oratória, a Teoria Literária e a Linguística, o estudo do fenômeno irônico ainda se apresenta de forma tímida dentro da Linguística. Essas investigações, influenciadas em certa medida pela tradição oratória, não contemplam geralmente a dimensão interacional da linguagem, sendo ainda mais diminuta a investigação sobre o fenômeno irônico em interações digitais. A presente pesquisa, portanto, objetiva esclarecer como o fenômeno irônico se constrói linguisticamente em ambientes digitais, partindo da observação e análise de interações compartilhamento de notícias, presentes no site de rede social Facebook. O corpus foi constituído através dos compartilhamentos de notícias realizados a partir das publicações da rede social Folha de São Paulo, no site Facebook, nos dias dos debates presidenciais do primeiro turno das eleições de 2014. Buscamos, portanto, investigar nos compartilhamentos de notícias quais os recursos de expressão de ironia têm sido utilizados pelos interactantes e quais são as relações de retextualização desses recursos com aqueles já registrados na literatura sobre o fenômeno irônico, uma vez que as condições de materialização linguística são de natureza híbrida. Observamos também como os aspectos interacionais disponíveis no ambiente digital contribuem para os processos de compreensão da ironia, desfazendo a ambiguidade de que a ironia é constituída e fazendo a ironia efetivamente acontecer. A reflexão teórica e as análises aqui desenvolvidas se fundamentaram primordialmente na teoria de ironia como um acontecimento discursivo, proposta por Hutcheon (2000), e na concepção da ironia como uma estratégia discursiva, desenvolvida por Brait (2008), articulando ainda teorizações complementares sobre aspectos interacionais. A partir das análises, observamos a ocorrência de expressões de ironia em ambiente digital, sendo tais ocorrências geralmente marcadas por pistas de contextualização de intento irônico. Verificamos, nessas pistas, o processo de retextualização de alguns sinais de ironia das interações de fala para a interação híbrida do ambiente digital, bem como a ocorrência de estruturações de ironia presentes em interações mais monitoradas, como textos literários e jornalísticos. Constatamos também a existência de recursos de sinalização de ironia característicos das interações digitais e associamos essas ocorrências às peculiaridades das interações digitais em relação à presunção de conhecimento partilhado e contexto discursivo. Em função dessas peculiaridades, analisamos também como ocorre o processo de identificação de intento irônico e que aspectos interacionais atuam na compreensão da ironia em ambientes digitais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26604
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Girllaynne Gleyka Bezerra dos Santos Marques.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons