Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26603
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUILLEN, Isabel Cristina Martins | - |
dc.contributor.author | FRANÇA FILHO, Walter Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T18:50:04Z | - |
dc.date.available | 2018-09-17T18:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26603 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe compreender o processo de produção de uma efervescência cultural através da atuação dos maracatuzeiros, grupos percussivos e movimento Manguebeat, durante a década de 1990. Para tal entendimento buscou-se analisar a questão através de experiências singulares. Existia e ainda existem diversas identidades sendo vivenciadas na cidade do Recife, e este contexto colaborou para criar uma identidade pernambucana. No entanto, durante o período pesquisado atribuiu-se apenas a um círculo de bandas e jovens de classe média a responsabilidade por este sucesso. Espaços e lugares frequentados pelos envolvidos, ainda hoje compartilham sentidos e significados. Alguns estudos apontam que a década de 1990, período em ocorreu no Recife o movimento Manguebeat, ‘deslobotomizaram as veias enfartadas do Recife’. Atribui-se o relativo sucesso vivenciado pelos Maracatus neste período, talvez pelo uso das alfaias por estas bandas e grupos percussivos. O movimento Manguebeat será pensado como um ponto de partida para esta discussão, dado que uma bibliografia atribui a este movimento a responsabilidade pela aspiração da classe média a participar de grupos de cultura popular, especialmente o Maracatu-Nação. Discutir essa relação permitirá entender quais caminhos os Maracatus-Nação percorreram até se tornar um dos símbolos culturais mais conhecidos e propagados do estado de Pernambuco. Sabendo que a representação é uma complexa luta política para estabelecer o poder de significar suas práticas culturais, pensar a história dos Maracatus-Nação inseridos no processo de globalização, em que a cultura popular passa a ser utilizado como mercadoria em âmbito local e difundido pelo mundo, é nosso principal objetivo. Neste sentido pretendo discutir as táticas, as estratégias e as negociações realizadas pelos maracatuzeiros e grupos percussivos para representarem o Maracatu-Nação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Maracatu | pt_BR |
dc.subject | Percussão (Música) | pt_BR |
dc.subject | Conjuntos de percussão | pt_BR |
dc.subject | Festas folclóricas | pt_BR |
dc.subject | Mangue (Música) | pt_BR |
dc.title | Tradições compartilhadas: maracatus-nação e grupos percussivos na efervescência cultural de Pernambuco dos anos 1990 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Ivaldo Marciano de França | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1678212427535221 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8822901286294537 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work seeks to understand the process of producing a collective cultural effervescence in Recife and Olinda through the creative actualizations of maracatu drummers, percussive groups and the Manguebeat Movement of the 1990s. However, to gain such an understanding, we must seek to analyze the question through individual experiences. There existed, and still existvery diverse identities being lived throughout the cities of Recife and Olinda, and within this context many collaborated to create a modern Pernambucan identity. Nonetheless, during this period of significant research into the Manguebeat Movement, the responsibility for this success is attributed only to a small circle of bands and youth of the middle class. Many of the spaces and places cited by those involved in this movement shared meaning and significance with many other individuals. Some studies propose that the decade of the 1990s, the period in which Manguebeat occurred, “de-lobotomized the clogged veins of Recife.’They attributed the success of the Maracatu-Nations in this period to this movement, perhaps because of the use of the alfaia drums of Maracatu de Baque Virado by some of these bands and percussive groups. Manguebeat is considered the point of reference for this discussion, given that a bibliography attributed to the movement is responsible for the aspirations of the middle class to participate in popular culture groups, especially the Maracatu-Nations. Discussing this relationship will permit us to understand which roads the traditional Maracatus have taken to arrive where they are today and become one of the cultural symbols most known and promoted in the state of Pernambuco. Knowing that itis a complex and difficult political struggle for marginalized communities to assert power and make these cultural practices accepted in mainstream society, the principal objective is to think about the history of the traditional Maracatu-Nations within the modern process of globalization - where popular culture becomes a local market and then spreads throughout the world. In this sense I hope to discuss the tactics, strategies and existing dynamics within the Maracatus and percussive groups and how they have come to represent Maracatu de Baque Virado. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Walter Ferreira de França Filho.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons