Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26573

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Alexsandro Medeiros do-
dc.contributor.authorLIMA, Tiago Oliveira de-
dc.date.accessioned2018-09-14T22:06:55Z-
dc.date.available2018-09-14T22:06:55Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26573-
dc.description.abstractEntende-se estilos cognitivos como formas com as quais diferentes indivíduos adquirem e processam informação acerca do ambiente externo. Dentre os vários modos de investigação dos estilos, a dimensão verbal-imagética diz respeito às formas de representação mental dos sujeitos através de códigos verbais e imagéticos. A teoria aponta que indivíduos com diferentes estilos cognitivos terão preferências distintas para lidar com a experiência e processar informações de naturezas distintas . Já as imagens mentais podem ser definidas como representações mentais de informações imagéticas. Este registro representacional imagético envolve uma série de processos funcionais e neurológicos, e pode ser posteriormente evocado para diversos fins, sem que haja estímulos sensoriais atuando no momento. O estado atual das pesquisas em imagens mentais se dá em torno de sua maleabilidade e aplicação prática em atividades cotidianas. O presente trabalho buscou, partindo de uma perspectiva nomotética e experimental, explorar formas de intervenção cognitiva para desenvolvimento de habilidades imagéticas, e a mediação dos estilos cognitivos verbal-imagéticos neste processo. Para tal, contou-se com a colaboração de 46 participantes num programa de treinamento cognitivo experimental a fim de testar seus efeitos em função de suas diferenças individuais. Para tanto os participantes foram submetidos a 10 sessões de treinamento nas quais deveriam resolver problemas visuoespaciais diversos. Embora os resultados tenham mostrado que o programa experimental proposto não foi bem sucedido, buscou-se discutir de forma mais ampla as relações entre estilos cognitivos e imagens mentais, bem como seus papéis no funcionamento cognitivo mais global. Espera-se com isso contribuir para uma inexistente construção teórica acerca do tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectImagem (Psicologia)pt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEstilo cognitivopt_BR
dc.subjectPsicologia experimentalpt_BR
dc.titleA influência dos estilos cognitivos no desenvolvimento de habilidades imagéticas em um programa experimentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8924145935574893pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2208470977822259pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxCognitive styles are best understood as ways in which different individuals acquire and process information about the external environment. Among the different modes of investigating cognitive styles, the verbal-imagistic dimension refers to forms of mental representation of the individuals through verbal and visual codes. The theory suggests that individuals with different cognitive styles have distinct preferences to deal with the experience and process information of different natures. On the other hand, mental images can be defined as mental representations of imagistic information. This imagistic representational record involves a number of functional and neurological processes, and may be subsequently invoked for different purposes, even with no sensory stimulation acting at the moment. The current state of research in mental imagery deals with its malleability and practical application in everyday activities. This study aimed, through a nomothetic and experimental perspective, to explore ways of cognitive intervention for developing imagery skills, and the mediation of verbal-imagistic cognitive styles in this process. To this end, it counted on the collaboration of 46 participants in an experimental cognitive training program in order to test its effects in terms of their individual differences. In order to this, participants underwent 10 training sessions in which they should solve many visuospatial problems. Although the results have shown that the experimental program was not successful, it was attempted to discuss more broadly the relationships between cognitive styles and mental imagery, as well as their roles in the global cognitive functioning. It is hoped that we contribute to a non-existent theoretical construction on the theme.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tiago Oliveira de Lima.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons