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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26467

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTAVARES, Márcia Ferreira Neves-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Elayne Patrícia Ribeiro de Santana-
dc.date.accessioned2018-09-12T19:20:04Z-
dc.date.available2018-09-12T19:20:04Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26467-
dc.description.abstractDurante os 12 anos de conflito na elaboração da IFRS 15 – Revenue from Contracts with Customers (de 2002 a 2014), houve formações de coalizões entre os respondentes interessados e afetados com as mudanças propostas nas consultas públicas, como forma de influenciar os normatizadores para o seu posicionamento ideal. Essas posições dos interessados estão oficialmente registradas nas comments letters enviadas ao IASB e FASB, sendo este um dos projetos recordes de contribuição, totalizando 1.332 cartas recebidas. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é responder a seguinte questão: qual é a probabilidade de sucesso de lobbying, junto ao IASB/FASB na elaboração da IFRS 15, entre os respondentes que formam uma coalizão? Este estudo se justifica quanto a evidenciação do impacto de lobbying na emissão final da IFRS 15, dentre os indivíduos que se uniram em coalizões para responder as questões mais conflituosas nas consultas públicas da norma sobre receitas, dado que, a partir da sua vigência haverá mudanças diretas na forma do reconhecimento contábil nas organizações e isso afetará diversas atividades, tais como: pagamentos de impostos, distribuição de dividendos, contratos de covenants, bônus e planos de incentivos de executivos e demais empregados, sistemas de informações e controles internos, modelos contratuais e práticas comerciais. Para isto, analisou-se a influência dos respondentes que formaram uma coalizão e as respectivas mudanças efetuadas pelos Boards na versão final da IFRS 15, em decorrência dos comentários recebidos. Para tanto, o método utilizado consistiu na abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo em 748 cartas da amostra, segregadas em 7 grupos de interesse (reguladores, preparadores, construtoras, empresas de telecomunicações, contadores, acadêmicos e outros usuários), referentes às 4 questões mais conflituosas expostas no feedback do IASB, em 2014, a saber: Questão 2 (sobre as obrigações de desempenho distintas), Questão 3 (transferência de controle) da fase ED; a Questão 2 (risco de crédito com clientes - incobráveis) e a Questão 4 (obrigações de desempenho onerosas) da fase RED), assumindo um total de 1.156 observações (referente as respostas em concordância ou discordância dos interessados nessas questões analisadas). Na abordagem quantitativa, utilizou-se o modelo de regressão logística, como forma de identificar a razão de chances (probabilidade de influência) entre as variáveis independentes do modelo e o sucesso de lobbying (variável dependente). Os resultados demonstraram uma grande participação entre os membros pertencentes ao grupo dos preparadores e também sugerem que a influência no sucesso de lobbying na IFRS 15 foi predominante entre os seguintes grupos, com posicionamento discordante entre as questões analisadas: os reguladores, os preparadores - as empresas de telecomunicações e as construtoras -, os contadores, os outros usuários e os acadêmicos, nesta ordem. Em relação ao objetivo principal deste estudo, evidenciou-se que os respondentes participantes de coalizões discordantes, possuíram a probabilidade de impactar 3,87 vezes mais os normatizadores na versão final da IFRS 15 e lograr o sucesso de lobbying. Adicionalmente, também se confirma que os membros pertencentes a fase ED da IFRS 15, possuem 3,91 vezes mais de chance em obter sucesso perante o IASB/FASB, em comparação aos membros que responderam as questões analisadas na fase RED. Como conclusão, a pesquisa demonstrou que membros que se uniram para enviar cartas idênticas - ou muito similares – as dos normatizadores, formando coalizões explícitas, possuem maior probabilidade em influenciá-lo e, com isso, podem ter maiores chance em lograr sucesso de lobbying com sua argumentação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDemonstração financeirapt_BR
dc.subjectReceita (Contabilidade) – normaspt_BR
dc.subjectLobby – influênciapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a probabilidade de sucesso de lobbying na IFRS 15: análise das coalizões entre os respondentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2567382423464558pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7688168491900665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxDuring 12 years of conflict in the preparation of IFRS 15 - Revenue from Contracts with Customers (from 2002 to 2014), coalitions were formed between interested and affected respondents with the changes proposed in the public consultations, as a way to influence the regulators for the positioning. These interested positions are officially recorded in the comments letters sent to the IASB and FASB, which is one of the record contribution projects, totaling 1,332 letters received. Thus, the main objective of this research is to answer the following question: what is the probability of success of lobbying, among the respondents that form a coalition, with the IASB/FASB in the preparation of IFRS 15? This study is justified in terms of the evidence of the impact of lobbying on the final issue of IFRS 15 among individuals who have joined forces in coalitions to respond to the most conflicting questions in the public consultations of the revenue rule, since, as of its validity, there will be changes in the form of accounting recognition in organizations, and this will affect various activities, such as: tax payments, dividend distribution, covenants contracts, bonuses and incentive plans for executives and other employees, information systems and internal controls, contractual models and business practices. For this purpose, we analyze the influence of the respondents who formed a coalition and how remote changes made by Boards in the final version of IFRS 15, due to the comments received. To do so, the method used consisted of a qualitative approach, through content analysis in 748 sample letters, segregated into 7 interest groups (regulators, preparers, construction companies, telecommunication companies, accountants, academics and other users) in 4 most conflicting issues exposed in the IASB feedback in 2014, namely: Issue 2 (on distinct performance obligations), Issue 3 (transfer of control) of the ED phase, Question 2 (customer credit risk - uncollectible) and Question 4 (onerous performance obligations) of the RED phase), assuming a total of 1,156 observations (referring to the answers in agreement or disagreement of those interested in these analyzed issues). In the quantitative approach, a logistic regression model was used as a way to identify a odds ratio (probability of influence) between variables independent of the model and success of lobbying (dependent variable). The results showed a large participation among the members of the group of preparers and also suggest that the influence on the success of lobbying in IFRS 15 was predominant among the following groups, with discordant positioning among the analyzed issues: regulators, preparers - as companies telecommunications and construction companies -, accountants, other users and academics, in that order. Entrepreneurs, participant participants, participant participants, discotheque interviewers, are likely to impact 3.87 times the normative in the final version of IFRS 15 and gain success in lobbying. In addition, there is also confirmation that it belongs to an ED phase of IFRS 15, has a 3.91 times greater chance of success with the IASB / FASB, in accordance with requirements regarding critical issues. As a conclusion, research has shown that they have come together to send identical letters - or very similar - to normative ones, forming explicit coalitions, possibly more likely to influence them, and thus may be more likely to succeed in lobbying with their argument.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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