Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26327

Compartilhe esta página

Título: Educar para a cidadania planetária: implicações pedagógicas de um paradigma emergente
Autor(es): AGOSTINHO, Ana Alice Freire
Palavras-chave: Educação planetária. – Prática pedagógica; Cidadania planetária; Direitos humanos; Ecocidadania
Data do documento: 19-Nov-2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Considerando a emergência de uma cidadania assente no sentimento de pertença ao planeta e à humanidade, esse trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da educação escolar na construção da cidadania planetária. Para tanto, tomamos como categorias centrais cidadania, globalização, cidadania planetária, direitos humanos e prática pedagógica reflexiva, utilizando como referência autores como Vieira (2000 e 2001); Morin (2001, 2002); Santos (2001, 2002 e 2003); Milton Santos (2001); Loureiro (2002); Bobbio (1992); Comparato (2001) e Veiga(1992), entre outros. Adotamos como campo de investigação duas escolas da Rede Municipal do Recife, tendo como sujei-tos educadores do Ensino Fundamental. Do ponto de vista metodológico, privilegiamos a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Optamos pela Análise do Discurso, conforme proposta de Fairclough (2001), para apreender, nas práticas discursivas da escola, os sentidos da cidadania e possíveis relações com o conceito de cidadania planetária. Os resultados do trabalho permitem inferir que os professores já desenvolveram consciência da importância dos saberes escolares para o exercício da cidadania. Aspectos pertinentes à cidadania planetária são compreendidos e trabalhados, mas sem a intencionalidade necessária. Contribui para isso as dificuldades dos professores em termos de reflexão sobre a práxis, o que remete aos processos de formação continuada que contemplem as condições necessárias a essa reflexão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26327
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Alice Freire Agostinho.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons