Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26303
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Simone Rabelo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriela Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T13:18:04Z | - |
dc.date.available | 2018-09-06T13:18:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, G. F. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26303 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo trabalhar o tema de sustentabilidade ambiental por parte dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio da Escola Cônego Fernando Passos (Passira-PE), ampliando a percepção dos mesmos sobre o conceito sustentabilidade e suas aplicações práticas. Os objetivos específicos foram: Avaliar o conhecimento e dos alunos sobre o tema sustentabilidade ambiental; aplicar intervenções didáticas e lúdicas sobre o tema sustentabilidade ambiental; avaliar a eficiência das estratégias utilizadas para a compreensão e ampliação de conceitos e práticas de sustentabilidade ambiental. O trabalho foi realizado em 3 etapas. A primeira etapa consistiu no diagnóstico prévio da percepção dos estudantes sobre o conceito de sustentabilidade ambiental e sobre ações voltadas para sustentabilidade. A segunda etapa consistiu na aplicação de estratégias didáticas para ampliar os conceitos e as práticas sobre sustentabilidade ambiental. E a terceira etapa consistiu em avaliar a eficiência destas estratégias e verificar se houve ampliação na percepção dos estudantes sobre os temas trabalhados. Como resultados qualitativos, observamos que os estudantes se interessaram muito pelas atividades, e demostraram conhecimento sobre a importância do meio ambiente. Como resultados quantitativos, observamos que a intervenção possibilitou uma melhor compreensão do tema sustentabilidade ambiental e contribuiu para enriquecer os conhecimentos dos estudantes, portanto pode ser considerado que as intervenções apresentaram sucesso no objetivo de ampliar a percepção dos estudantes sobre o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | A percepção sobre sustentabilidade ambiental, por parte dos estudantes do 3° ano do ensino médio da Escola Cônego Fernando Passos (Passira-PE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Suellen Tarcyla da Silva | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723421E1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to work with third year medium school about environmental sustainability theme at the School Cônego Fernando Passos (Passira-PE), broaden their perception and practices about sustainability. The specific objectives were: evaluate students previous knowledge about environmental sustainability; use playful and didactic strategies to broaden their perception on the theme; evaluate the strategies efficiency. The work had three steps. First step was a written test, second step included a lecture and a game, and third step was a repetition or the written test and the analysis of the two tests to evaluate the strategies efficiency on broadening understanding of environmental sustainability. The students showed great interest on the theme and enjoyed de lecture and the game. The differences between the two tests indicate more accurate and broaden understanding of environmental sustainability theme, so the used strategies can be considered successful. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2453508009374921 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, GABRIELA FERREIRA DA.pdf | 969,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons