Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26303

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriela Ferreira da-
dc.date.accessioned2018-09-06T13:18:04Z-
dc.date.available2018-09-06T13:18:04Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2018-07-23-
dc.identifier.citationSILVA, G. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26303-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo trabalhar o tema de sustentabilidade ambiental por parte dos estudantes do 3° ano do Ensino Médio da Escola Cônego Fernando Passos (Passira-PE), ampliando a percepção dos mesmos sobre o conceito sustentabilidade e suas aplicações práticas. Os objetivos específicos foram: Avaliar o conhecimento e dos alunos sobre o tema sustentabilidade ambiental; aplicar intervenções didáticas e lúdicas sobre o tema sustentabilidade ambiental; avaliar a eficiência das estratégias utilizadas para a compreensão e ampliação de conceitos e práticas de sustentabilidade ambiental. O trabalho foi realizado em 3 etapas. A primeira etapa consistiu no diagnóstico prévio da percepção dos estudantes sobre o conceito de sustentabilidade ambiental e sobre ações voltadas para sustentabilidade. A segunda etapa consistiu na aplicação de estratégias didáticas para ampliar os conceitos e as práticas sobre sustentabilidade ambiental. E a terceira etapa consistiu em avaliar a eficiência destas estratégias e verificar se houve ampliação na percepção dos estudantes sobre os temas trabalhados. Como resultados qualitativos, observamos que os estudantes se interessaram muito pelas atividades, e demostraram conhecimento sobre a importância do meio ambiente. Como resultados quantitativos, observamos que a intervenção possibilitou uma melhor compreensão do tema sustentabilidade ambiental e contribuiu para enriquecer os conhecimentos dos estudantes, portanto pode ser considerado que as intervenções apresentaram sucesso no objetivo de ampliar a percepção dos estudantes sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleA percepção sobre sustentabilidade ambiental, por parte dos estudantes do 3° ano do ensino médio da Escola Cônego Fernando Passos (Passira-PE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Suellen Tarcyla da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723421E1pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to work with third year medium school about environmental sustainability theme at the School Cônego Fernando Passos (Passira-PE), broaden their perception and practices about sustainability. The specific objectives were: evaluate students previous knowledge about environmental sustainability; use playful and didactic strategies to broaden their perception on the theme; evaluate the strategies efficiency. The work had three steps. First step was a written test, second step included a lecture and a game, and third step was a repetition or the written test and the analysis of the two tests to evaluate the strategies efficiency on broadening understanding of environmental sustainability. The students showed great interest on the theme and enjoyed de lecture and the game. The differences between the two tests indicate more accurate and broaden understanding of environmental sustainability theme, so the used strategies can be considered successful.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2453508009374921pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, GABRIELA FERREIRA DA.pdf969,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons