Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26260

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Felipe Ferreira-
dc.contributor.authorMOURA, Andreza Campos de-
dc.date.accessioned2018-09-05T21:07:26Z-
dc.date.available2018-09-05T21:07:26Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.date.submitted2018-06-25-
dc.identifier.citationMOURA, A. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26260-
dc.description.abstractOs recifes de corais são ambientes com uma alta biodiversidade marinha, abrigando uma em cada quatro espécies, e apesar de serem importantes do ponto de vista médico, econômico e ecológico, esses ambientes estão ameaçados pelos impactos causados por nossa sociedade. Eventos como branqueamento, surgimento de novas doenças e o desaparecimento de espécies, estão associados ao crescimento desordenado da população nas cidades costeiras e nos municípios vizinhos nas últimas décadas e suas consequências diretas e indiretas sobre os ambientes naturais. Dessa forma, utilizamos as premissas do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar as percepções dos estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a cerca dos conhecimentos relacionados aos conceitos de recifes de corais e de como as suas ações diárias podem afetar a dinâmica desses ecossistemas. Como tentativa de reverter e minimizar essa situação, encontramos na educação ambiental uma ferramenta importante para sensibilizar estes estudantes sobre a importância de conservar os recifes de corais. Cerca de 14% dos alunos se referiu aos recifes de corais como pedras ou rochas, o que está relacionado a existência de defasagem de conceitos relacionados a essa área. De maneira geral não conseguem relacionar suas condutas diárias com os impactos nos recifes de corais, onde alguns acabam associando a degradação desses ambientes com ações desenvolvidas no mesmo local, como o pisoteio, o turismo predatório, a ancoragem de embarcações, sendo que, apenas dois alunos conseguiram relacionar a poluição dos rios, suas ações diárias e os impactos nos recifes costeiros.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPoluição das águaspt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.titleUma visão dos estudantes de Vitória de Santo Antão-PE sobre os impactos da poluição dos rios nos recifes costeirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, André Maurício Melo-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3183939666478089pt_BR
dc.description.abstractxCoral reefs are environments with high marine biodiversity, harboring one in each four species, and despite of its medical, economic and ecological importance, these environments are threatened by the impacts caused by our society. Eve.nts such as coral bleaching, the appearing of new diseases and the disappearance of species are associated with the disorderly growth of the population in coastal cities and neighboring cities in recent decades and their direct and indirect consequences on natural environments. Therefore, we used the premises of the Discourse of the Collective Subject to analyze the students' perceptions of a course in Biological Sciences, about the knowledge related to the concepts of coral reefs and how their daily actions affect the dynamics of these environments. In an attempt to revert and minimize this situation, we find in environmental education an important tool to sensitize these students to the importance of conserving coral reefs. About 14% of the students referred to coral reefs such as rocks, which is related to the existence of a lag of concepts related to this area. In general, they can not relate their daily behaviors to impacts on coral reefs, where some associate the degradation of these environments with actions developed in the same place, such as crushing, predatory tourism, boat anchoring, and only two students were able to relate river pollution, their daily actions and the impacts on the coastal reefs.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120259253307314pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MOURA, Andreza Campos de.pdf4,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons