Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26255

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorCARDOSO, Iône Irene-
dc.date.accessioned2018-09-05T20:39:21Z-
dc.date.available2018-09-05T20:39:21Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.citationCARDOSO, I. I.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26255-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é analisar como a produção de uma cartilha sobre Agrotóxicos auxilia no aprendizado de estudantes, através de uma Sequência Didática que foi desenvolvida pelo pesquisador. Trabalhamos com uma turma de 2° ano em uma Escola de Referência em Ensino Médio EREM Tristão Ferreira Bessa, que fica localizada na zona urbana da cidade de Lagoa do Itaenga no Estado de Pernambuco, pertencente à rede pública mantida pelo governo do Estado. A sequência didática foi desenvolvida em quatro momentos, que consistiu no total de seis aulas de cinquenta minutos cada, para que os alunos obtivessem informações para a confecção da cartilha. Para análise de dados foi utilizado dois questionários (Pré teste e pós teste). Ao final da análise de todo questionário verificou-se que a maioria dos estudantes não tinha conhecimento do conteúdo abordado, mesmo sendo um tema bastante preocupante para a sociedade. Através da dinâmica utilizada pelo autor, pode ser esclarecido conceitos como “o que é Agrotóxico”, aprenderam quais os alimentos que contém maior quantidade desses reagentes, os males que podem causar tanto à saúde humana e ao meio ambiente, assim também como os cuidados que devem ter ao utiliza-los. Após a aplicação desta sequência didática os estudantes serão capazes de mobilizar conhecimentos prévios e articulá- los aos conhecimentos recentes para assim conseguir alcançar uma aprendizagem significativa do conteúdo trabalhado. Como o uso dos Reagentes químicos são bastante comuns nos alimentos que se é consumido no dia a dia, e pouco debatido em sala de aula, foi de grande relevância desenvolver esse trabalho.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAgrotóxicospt_BR
dc.titleSequência didática interativa sobre agrotóxico para o ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the present work is to analyze how the production of a primer on Agrochemicals assists in student learning, through a Didactic Sequence that was developed by the researcher. We work with a 2nd grade class at a High School Reference School EREM Tristão Ferreira Bessa, which is located in the urban area of the city of Lagoa do Itaenga in the State of Pernambuco, belonging to a public network maintained by the state government. The didactic sequence was developed in four moments, which consisted of a total of six classes of fifty minutes each, so that the students could obtain information for the preparation of the booklet. For data analysis, two questionnaires (Pre-test and post-test) were used. At the end of the analysis of each questionnaire, it was verified that the majority of the students were not aware of the content addressed even though it was a very worrying theme for society. Through the dynamics used by the author, can be clarified concepts such as "what is Agrotoxic", learned which foods contain more of these reagents, the evils that can cause both human health and the environment as well as the care that must have when using them. After applying this didactic sequence students will be able to mobilize previous knowledge and articulate them to the recent knowledge in order to achieve a meaningful learning of the content worked. As the use of chemical Reagents is very common in foods that is consumed day by day, and little debated in the classroom, it was of great relevance to develop this work.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO, Iône Irene.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons