Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26180
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | ARRUDA, Gleidayane Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T18:25:39Z | - |
dc.date.available | 2018-09-04T18:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, G. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26180 | - |
dc.description.abstract | A educação inclusiva em escolas de ensino regular voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência auditiva vem sendo uma grande conquista no sistema educacional. No entanto, existem barreiras, principalmente a pedagógica e da comunicação que tem dificultado o processo de ensino/aprendizagem desses alunos, quanto a qualidade da aprendizagem e de sua permanência na escola. Todavia, temos que reconhecer a grande importância da inclusão para a vida acadêmica dos alunos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar as barreiras pedagógicas existentes no ensino das Ciências Biológicas, frente aos alunos com deficiência auditiva que frequentam classes de ensino regular. Nela, foi possível identificar algumas barreiras pedagógicas existentes em sala de aula e visualizar recursos que são utilizados pelos professores. Os resultados indicam que no cotidiano da sala de aula, ao mesmo tempo em que se busca incluir, com adaptações curriculares e estratégias de ensino por parte dos professores, também é possível excluir em função de dificuldades do não domínio da Libras, por parte dos professores. Todavia, a ausência de adaptações e adequações curriculares para inclusão educacional em classe de ensino regular resulta, muitas vezes, na exclusão de conteúdos e do próprio aluno com deficiência auditiva dificultando, parcialmente, sua aprendizagem. Essa pesquisa pretende contribuir para uma grande reflexão a respeito de práticas inclusivas voltadas aos alunos com deficiência auditiva e dela emergir estudos futuros. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências꞉ barreiras pedagógicas em sala de aula inclusiva frente ao aluno com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inclusive education in regular schools aimed at the care of the hearing impaired has been a great achievement in the educational system. However, there are barriers, especially pedagogical and communication barriers that have hampered the teaching / learning process of these students, as to the quality of learning and their stay in school. However, we must recognize the great importance of inclusion for the academic life of students. This research had as objective to analyze the pedagogical barriers existing in the teaching of the Biological Sciences, in front of the students with hearing deficiency that attend classes of regular education. In it, it was possible to identify some pedagogical barriers existing in the classroom and to visualize resources that are used by the teachers. The results indicate that in the daily routine of the classroom, at the same time that it is sought to include, with curricular adaptations and teaching strategies by the teachers, it is also possible to exclude due to difficulties of non-mastery of the Pound, by the teachers . However, the absence of adaptations and curricular adaptations for educational inclusion in a regular education class often results in the exclusion of content and of the hearing impaired student, partially hindering their learning. This research intends to contribute to a great reflection on inclusive practices aimed at hearing impaired students and to emerge future studies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARRUDA, Gleidayane de.pdf | 813,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons