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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2616

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSandro Gomes, Alex pt_BR
dc.contributor.authorda Motta Braga, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:59:40Z-
dc.date.available2014-06-12T15:59:40Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationda Motta Braga, Maurício; Sandro Gomes, Alex. Design de software educacional baseado na Teoria dos Campos Conceituais. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2616-
dc.description.abstractA percepção pela sociedade do potencial da informática como elemento transformador tem impulsionado as escolas a buscar a melhoria do ensino através da inserção deste recurso nas salas de aula. Como consequência, o uso de software educacional nas escolas vem crescendo, sendo este investimento divulgado pelos estabelecimentos de ensino como prova da qualidade da educação oferecida por essas instituições. Com o aumento do uso da informática na educação, surge a questão de como avaliar a contribuição das ferramentas computacionais no processo de aprendizagem. Tradicionalmente, a construção e avaliação de software educacional tem sido feita a partir de aspectos intrínsecos desse material. Pouco tem sido dito acerca da contribuição efetiva do uso desses materiais na aprendizagem de conceitos específicos. Esta dissertação tem como objetivo projetar uma interface educativa a partir do uso de um quadro teórico que possibilite a investigação dos significados que emergem durante o uso de um software educacional para ensino de matemática. Para realizar a investigação, um protótipo do software foi construído e testado com professores do ensino fundamental. Os resultados obtidos permitiram avaliar que propriedades de conceitos emergem durante o uso do software e como as técnicas de scaffolding implementadas no software se integram ao processo de resolução de problemas com o software. Os resultados obtidos nesta pesquisa viabilizaram a construção de um software educacional que será integrado ao ambiente virtual Amadeus, para utilização em cursos e capacitação a distância para professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.titleDesign de software educacional baseado na Teoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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