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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Natália Alexandre de Holanda-
dc.date.accessioned2018-08-16T19:48:47Z-
dc.date.available2018-08-16T19:48:47Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25624-
dc.description.abstractSistemas integrados de transporte são vistos pela literatura como uma das soluções para a melhoria do transporte público de passageiros. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Serviço de Transporte Público de Passageiros opera, há mais de 30 anos, com um sistema desse tipo, o chamado Sistema Estrutural Integrado (SEI). O SEI permite ao usuário a realização de viagens pela RMR através do pagamento de uma única passagem. Para isso, são realizados transbordos em terminais de área paga. Ao longo dos anos, cada vez mais a mídia local vem divulgando notícias sobre a insatisfação dos usuários com o transporte público na região. Obrigados a fazer transferência entre linhas dentro dos terminais, muitas vezes as pessoas acabam realizando deslocamentos negativos, aumentando o seu tempo de viagem. Além disso, a garantia de integração tarifária no terminal, acaba criando uma demanda excessiva de usuários nesse. Para se entender a qualidade percebida dos usuários do SEI, o Terminal Integrado do Barro (TI Barro) foi escolhido como estudo de caso por ser um dos terminais com maior demanda de passageiros, por permitir a integração intermodal entre ônibus e metrô, além de ter sido uns dos primeiros terminais inaugurados da RMR, sendo bastante conhecido da população. Através da aplicação de um questionário com os usuários do TI Barro, constata-se a insatisfação desses com suas experiências com o terminal, que pode ser justificada através da análise de nível de serviço do terminal de acordo com critérios do Transit Capacity and Quality of Service Manual e da literatura em geral. São encontrados problemas, principalmente, com as áreas destinadas à espera e à circulação, frequência de atendimento, tempo total de viagem e conforto. Pode-se então inferir que os benefícios econômicos da integração tarifária apenas nas estações de transbordo, estão se sobrepondo, no planejamento dos sistemas, à qualidade da operação do sistema de transporte e dos terminais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectSistemas de integraçãopt_BR
dc.subjectTerminais integradospt_BR
dc.subjectQualidade em sistemas de transportespt_BR
dc.titleSistemas de integração de transporte público: a qualidade percebida de terminais de integração – o caso do TI Barro/RMRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312330680727640pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxIntegrated transport systems have been regarded by the literature as one of the solutions for the improvement of the public passenger transport. In the Metropolitan Region of Recife (RMR), the Public Passenger Transport Service has operated for more than 30 years with such a system, called the Integrated Structural System (SEI). The SEI allows the user to travel through the RMR by paying for a single ticket. For this purpose, transfers are made in terminals of paid area. Over the years, more and more local media has broadcasted news about users' dissatisfaction regarding public transport in the region. Forced to transfer between lines within the terminals, users often end up performing negative trips, increasing their travel time. In addition, the guarantee of tariff integration in the terminal ends up creating an excessive demand of users at the terminals. In order to understand the perceived quality of the SEI users, the Integrated Terminal of Barro (TI Barro) was chosen as a case study since it is one of the terminals with the highest passenger demand, and allows intermode integration between buses and the metro, besides being one of the first terminals inaugurated of RMR, being well known by the population. Through the application of a questionnaire with the users of the Integrated Terminal of Barro, it was possible to verify the dissatisfaction of these users with their experiences at the terminal, which can be explained through the analysis of the terminal service level according to criteria from the Transit Capacity and Quality of Service Manual and from the literature in general. Problems are mainly encountered with waiting and movement areas, attendance, total travel time and comfort. It can then be inferred that the economic benefits of tariff integration only at transhipment stations are being favored, in system planning, in comparison to the quality of the operation of the transportation system and the terminals, since, by being forcing the user to be bound to the terminals to ensure tariff saving, users are subject to the discomfort generated by the transhipment and the bad conditions of the terminals, as well as by the increase of the total travel time.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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