Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25610

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorDAVINO, José Henrique Marques-
dc.date.accessioned2018-08-16T18:16:45Z-
dc.date.available2018-08-16T18:16:45Z-
dc.date.issued2017-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25610-
dc.description.abstractPromover alternativas de locomoção que sejam de baixo custo e acessível à maioria da população é uma das maneiras para diminuir os problemas de mobilidade nos grandes centros urbanos. Considerando as estratégias existentes, a bicicleta é uma das mais interessantes, pois possibilita ao usuário se deslocar por pequenos trajetos em velocidades significativas, além de proporcionar benefícios à saúde. Apesar disso, as incertezas do trânsito, aliadas à ausência de informação sobre por onde transitar de forma segura têm contribuído para que muitos ciclistas não se sintam seguros em compartilhar as vias com os veículos. Neste estudo, apresentamos a proposta de um sistema de recomendação de rotas para ciclistas, capaz de sugerir opções de deslocamentos, considerando eventos dinâmicos, bem como as preferências dos usuários. O estudo contou com um experimento para avaliar a relevância das recomendações apresentadas. Os resultados mostram que o sistema consegue recomendar rotas sensíveis ao contexto dos usuários de forma adequada apoiando-os na escolha de um trajeto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectSistema de recomendaçãopt_BR
dc.subjectContexto computacionalpt_BR
dc.titleUm modelo contextual de recomendação de rotas para ciclistaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6879554728270602pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxTo promote transportation alternatives that are low-cost and accessible to the majority of the population is one possible way to decrease mobility problems in major urban centers. Amongst the current choices, cycling is one of the most interesting, since it enables the user to move through small paths with significant speed, in addition to providing health benefits. However, the uncertainties of the traffic combined with the lack of information about where to cycle safely, have been contributing to the fact that many cyclists do not feel safe to share the roads with vehicles. In this study, we present the proposal of a system for recommending cycling routes, able to suggest alternative routes for cyclists to move around, considering dynamic events, and users’ preferences. This study included an experiment to assess the relevance of the recommendations made. The results show that the system can recommend properly routes that are sensitive to user's context supporting them in the choice of a route.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO José Henrique Marques Davino.pdf3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons