Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25567

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorFERRAZ, João Marcelo-
dc.date.accessioned2018-08-15T19:24:48Z-
dc.date.available2018-08-15T19:24:48Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25567-
dc.description.abstractEm um plano pedagógico de modalidade mista, que ocorre a distância com encontros presenciais esporádicos, as interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) são de suma importância para a continuidade do curso. Dentro dos AVA os fóruns se destacam como espaços compartilhados de debate e troca de conhecimentos. Portanto, no contexto de EAD é fundamental que os aprendizes interajam neste espaço virtual. E, para tal, é necessário que estes tenham conhecimento acerca dos acontecimentos na plataforma virtual. Dessa forma, tendo como fundamento os estudos de percepção social em CSCL de Echeverría, Cobos e Morales (2014), a pesquisa compreende que a percepção dos acontecimentos sociais no espaço compartilhado atua como um fator incentivador sobre a participação dos aprendizes nos fóruns. Assim, a presente pesquisa apresenta o processo de desenvolvimento de um aplicativo móvel de notificações para interações em fóruns, guiado pela metodologia de Design Centrado no Usuário. O processo gerou ao todo dois protótipos funcionais e quatro versões da interface em um processo iterativo e próximo a usuários reais. Ademais, o protótipo refinado de alta fidelidade foi testado em um experimento formal, sob condições de uso real, em um curso de modalidade mista. Durante o experimento em campo, foram usados diários para que os aprendizes registrassem suas experiências de aprendizado ao longo do curso, e ao fim deste processo foram executadas entrevistas narrativas com os participantes. Os diários e entrevistas nos deu uma compreensão profunda das experiências dos aprendizes. Tal perspectiva possibilitou entender o contexto de forma mais profunda, bem como desenvolver uma nova proposta de interface, influenciada pelas análises da fase final do experimento e apresentada ao fim do trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectPrototipaçãopt_BR
dc.titleMecanismos de percepção social: design e avaliação de um aplicativo móvel de notificações para interações em fóruns de AVA'spt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6266464922236910pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxOn blended-learning, interactions in the learning management system (LMS) are very important for the continuity of the pedagogical course. Within the LMS, forums stand out as shared spaces for discussion and exchange of knowledge. Therefore, for the b-learning context it is essential that learners interact in virtual space. So, it is necessary that they have awareness of events in the virtual platform. Thus, taking as basis Echeverría, Cobos e Morales (2014) studies on social awareness in CSCL, the research understands that perception of social events in the shared space acts as a motivational factor for learner participation in such forums. So, this research presents the development process of a mobile notification app for interactions in forums, guided by the methodology of User-Centered Design. The process generated a total of two functional prototypes and four versions of the interface in an iterative process, close to real users. Moreover, the refined high fidelity prototype was tested in a formal experiment under actual use conditions, in a b-learning course. During the field experiment we used journals so students could write about their learning experiences along the course and at the end of this process interviews were performed with the participants. The journals and interviews given us a deep understanding of the learners experiences. This perspective made it possible to understand the context and develop a new interface, influenced by the analysis of the final phase of the experiment and presented at the end of this dissertation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Marcelo Pontes Ferraz.pdf12,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons