Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25473

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNOGUEIRA, Renata Maria Toscano Barreto Lyra-
dc.contributor.authorDIAS, Janaina Gaia Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-08-08T17:33:33Z-
dc.date.available2018-08-08T17:33:33Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25473-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o desempenho das funções executivas e visão de cores em crianças portadoras de anemia falciforme (AF). Participaram deste estudo 134 sujeitos, sendo 60 do grupo com anemia falciforme (C.A.F) e 74 do grupo sem anemia falciforme (S.A.F), pareados por faixa etária entre 6-11 anos. Justifica-se esta faixa etária por abranger escolares do ensino fundamental em processo de letramento e desenvolvimento maturacional cognitivo. Todos os participantes tinham acuidade visual normal ou corrigida e eram isentos de comprometimento intelectual. Todos os instrumentos utilizados na coleta de dados foram aplicados nos dois grupos: FDT - Teste dos Cinco Dígitos; Teste de Trilhas - Partes A e B; Torre de Londres - TOL; Dígitos (subteste WISC-IV) que avaliaram componentes das funções executivas, como atenção sustentada visual e memória de trabalho; Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test o qual avaliou a visão de cores e Questionário sócio-econômico familiar que forneceu dados sobre o nível de renda e escolaridade dos responsáveis legais, variáveis relevantes neste estudo. Os dados obtidos pelos instrumentos de avaliação neuropsicológica foram tratados pelo teste não-paramétrico U de Mann-Whitney. Quanto às medidas obtidas na avaliação da percepção de cores foram tratadas pelo programa de análise estatística Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) nas amostras independentes e pela Análise de Variência One-Way junto ao Teste Post HOC Student-Newman-Keuls (SNK) nos resultados para amostras dentre grupos. Os resultados analisados (p<0,05) indicaram diferença significativa do grupo CAF quando comparado com o grupo SAF para faixa etária de 6-7 anos (i) nas funções executivas, com maior quantidade de erros no FDT-Teste dos Cinco Dígitos, entre as etapas Escolha e Alternância (p<0,01) e (ii) na atividade Dígitos - Ordem Inversa, que avalia a memória de trabalho (p<0,02). Para a faixa etária de 8-9 anos, os resultados mostraram diferença estatística para o teste FDT - Cinco Dígitos (p<0,05) apenas para a etapa Contagem, referente ao tempo de execução. Já para a faixa etária de 10-11 anos, observou-se diferença significativa nas avaliações de memória de trabalho investigadas pelo Teste Trilhas - Parte B (p<0,01) e Dígitos - Ordem Inversa (p<0,04). As avaliações na capacidade discriminativa de cores mensuradas pelo Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test indicaram diferenças significativas nos índices de confusão (p< 0,01), dentre todas as faixas etárias do grupo CAF, quando comparados os resultados para cores saturadas com dessaturadas. Sobre a escolaridade dos pais, identificou-se no grupo CAF variação entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação, enquanto que no grupo SAF foram identificados responsáveis com grau de analfabetismo ao ensino superior completo. Propõe-se que estudos futuros com crianças portadoras de AF detenham-se na investigação mais detalhada de habilidades cognitivas (como memória vísuoespacial e aritmética) e perceptuais (como contraste, movimento e profundidade) nas populações com e sem histórico de AVC abrangendo toda a faixa etária do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectAnemia falciforme – Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectFunções executivas (Neuropsicologia)pt_BR
dc.subjectVisão de corespt_BR
dc.titleAvaliação de funções neurocognitivas em crianças portadoras de anemia falciformept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1176738989272901pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9587883167446945pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to investigate the performance of executive functions and colour vision in children with sickle-cell anaemia. A total of 134 subjects took part in this study, 60 of the sickle-cell anaemia (SCA) group and 74 of the non-sickle-cell anaemia group (NSCA), paired by age group of 6-11 years. This age group is justified because it covers elementary school students in the process of literacy and cognitive maturational development. All participants had normal or corrected visual acuity and were free of intellectual impairment. The instruments used in the research data were: FDT - Five Digits Test; Trail Making Test – Parts A and B; Tower of London - TOL; Digits (WISC-IV subtest); which evaluated components of executive functions, such as sustained visual attention and working memory; Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test which evaluated the colour vision and Family Socioeconomic Questionnaire that provided data on the level of income and schooling of legal guardians, relevant variables in this study. Data obtained by the neuropsychological evaluation tools were treated by the non-parametric Mann-Whitney U test. As for the measurements obtained in the evaluation of color perception, they were treated by the statistical analysis program Statistical Package for Social Sciences (SPSS) in the independent samples and by the One-Way Variance Analysis with the Student-Newman-Keuls Post HOC Test (SNK) in the results for samples among groups. The results analyzed (p<0.05) indicated a significant difference in the CAF group when compared to the SAF group for the age group of 6-7 years old (i) in the executive functions, with the highest number of errors in the FDT-Five Digits Test (p<0.01) and (ii) in the Digit - Reverse Order activity, which evaluates the working memory (p<0.02). For the 8-9 years old group, the results showed statistical difference for the FDT - Five Digits test (p<0.05) only for the Count stage, referring to the execution time. For the 10-11 years old group, a significant difference was found in the working memory evaluations investigated by the Trail Making Test - Part B (p<0.01) and Digits - Reverse Order (p<0.04) tests. The assessments of discriminatory color capacity measured by the Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test indicated significant differences in confounding indices (p<0.01), among all age groups in the CAF group, when comparing the results for desaturated saturated colours. Regarding parents' schooling, there was variation in incomplete elementary and postgraduate education in the CAF group, while in the SAF group, were identified parents from illiteracy degree to complete higher education. It is proposed that future studies with children with SCA should focus on more detailed investigation of cognitive abilities (such as visual-spatial and arithmetic memory) and perceptual (such as contrast, movement and depth) in populations with and without a history of stroke in the age range of primary education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Janaína Gaia Ribeiro Dias.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons