Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25416

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato Machado-
dc.contributor.authorSILVA, José Antonio da-
dc.date.accessioned2018-08-06T20:06:43Z-
dc.date.available2018-08-06T20:06:43Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.date.submitted2015-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, J. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25416-
dc.description.abstractO ensino da dança ainda se apresenta como um grande desafio para grande parte dos professores de educação física. Partindo de questões como o que ensinar?, porque ensinar? e como ensinar?, nos propomos aquí a discutir a presença da dança como um dos conteúdos da Educação Física. Neste sentido, esta pesquisa busca, a partir da revisão bibliográfica, compreender a função social da escola e da educação física para compreender a importância desse conteúdo e construir uma proposta sólida para seu ensino. O texto está dividido em quatro tópicos, cada um dedicado ao aprofundamento de uma questão ( 1. A construção da escola; 2. A escola que queremos, 3. a respeito da Educação Física 4. e a dança em Perspectiva). Como orientação teórica, apropriamo-nos das teorias e concepções críticas de educação, por acreditarmos serem essas as mais coerentes com as necessidades da escola pública brasileira. Como resultado, optamos por relatar uma de nossas ações com este conteúdo no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) em uma escola púbica do interior de Pernambuco. Após refletir sobre algumas dificuldades dessa vivência, concluímos destacando a importância de uma escola (e de uma educação física) centrada na apropriação ativa do conhecimento como forma de favorecer a emancipação dos sujeitos.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDança nas aulas de educação física: qual o seu papel na escola?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of dance still presents itself as a major challenge for much of the physical education teachers. Starting from issues such as what to teach?, why teach? and how to teach?, we propose here to discuss the presence of dance as one of the contents of physical education. In this sense, this search, from the literature review, understand the social function of school and physical education to understand the importance of that content and build a solid proposal for its teaching. The text is divided into four topics, each dedicated to the deepening of a question (1. The construction of the school; 2. The school we want, 3. about physical education 4. and dance in perspective). As theoretical orientation, appropriator of theories and critical conceptions of education, because we believe these are the most consistent with the needs of the public school. As a result, we chose to report one of our actions with this content under the PIBID (Institutional Program of Initiation to Teaching) in a public school in the interior of Pernambuco. After reflecting on difficulties of this experience, we conclude by highlighting the importance of a school (and physical education) focusing on active ownership of knowledge as a way to promote the emancipation of the subject.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, José Antonio da.pdf922,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons